20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
voluntariado 25 de Maio de 2012
Escolas deitam mãos à obra

Cerca de seis mil pessoas, entre crianças e adultos envolveram-se no embelezamento de 34 escolas do Concelho, dia 25, no âmbito da “Setúbal Mais Bonita”, projeto de participação cidadã de requalificação de espaços e mobiliário públicos.

Pelas 11h30 o sol já vai alto e a Soraia, 10 anos, a pintar desde as 09h00 um dos muros da EB 2,3/S da Bela Vista juntamente com duas dezenas de colegas, não perde o ânimo e é perentória: “Não estou nada cansada. Isto está a ser giro.” A jovem Soraia é um dos muitos exemplos a abraçar na plenitude o espírito da “Setúbal Mais Bonita”.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em visita a algumas das escolas aderentes, sublinha precisamente os princípios pretendidos com o projeto de participação cidadã sadino. “Está toda a gente motivada e empenhada em fazer de Setúbal uma cidade e um concelho muito mais bonito”, garante.

O entusiasmo da autarca estende-se inclusivamente à eficiência com que a campanha está a atingir o coração dos munícipes, esperando-se para o fim de semana de 26 e 27 de maio perto de duas centenas de intervenções, centradas principalmente em ações de pintura, reparação e limpeza, em muros, mobiliário urbano, jardins e fachadas de edifícios.

Comparando com a primeira edição, em 2011, Maria das Dores Meira salienta que “há uma evidente diferença para melhor. A organização está a corresponder de uma forma mais eficaz às necessidades apresentadas e corrigiram-se muitos dos erros que se verificaram no ano passado”.

Acrescenta ainda que, “por isso, está a ser possível dar uma melhor resposta aos milhares de voluntários que quiseram aderir ao projeto”, tudo para que, no fim, o sentimento de satisfação de dever cumprido seja unânime entre voluntários e organização e, todos, sintam que o Concelho ficou mais agradável para se viver após o empenho coletivo.

O incremento da autoestima na população nota-se inclusivamente nos mais novos. A professora Ana Sousa, da escola da Bela Vista, observa que, “quando os folhetos desta edição foram distribuídos, houve vários miúdos que disseram que já tinham participado [em 2011] e quiseram logo envolver-se este ano”.

O Tiago, 11 anos, aluno na EB1 do Monte Belo, dava pulos quase nervosos enquanto segurava na mão uma trincha ainda sem tinta. “Quero pintar qualquer coisa. Não tenho preferência. Posso pintar qualquer coisa”, reforça.

A vontade foi-lhe concedida poucos minutos depois, quando começou a espalhar amarelo por um pequeno muro da escola, num trabalho desenvolvido em equipa, em que três pintavam e um colega distribuía a tinta consoante as necessidades.

A professora Manuela Monteiro é taxativa no efeito da “Setúbal Mais Bonita” nos mais jovens. “Nota-se claramente o empenho e o gosto das crianças em participar e estou convencida de que o espírito da iniciativa chega também às famílias através delas”, sintetiza.

Os exemplos multiplicam-se ao longo do dia pelas escolas do Concelho. Na EB1 do Peixe Frito foram pintadas centenas de metros de muro por cerca de 250 alunos e a professora Sílvia Martinez já pensa no dia seguinte, altura em que “vai ser preciso reeducar os miúdos, recordando que há que estimar o trabalho que tiveram e que pertence a todos”.

Já a EB1 das Areias ganhou uma nova mascote, um simpático camelo pintado à entrada da escola, que beneficiou entretanto da companhia de um muro pintado de fresco, assim como de um mural com várias ilustrações.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, a acompanhar parte dos trabalhos desenvolvidos hoje nas escolas, realça a importância genérica da “Setúbal Mais Bonita”.

“O projeto é um fenómeno que vai muito para lá dos estabelecimentos de ensino. Há um resultado contundente na mudança de mentalidade das pessoas, sendo ainda mais impressionante na Bela Vista. Espaços que há um ano foram pintados na primeira edição, são ainda hoje estimados por todos e não têm, por exemplo, um único graffiti em cima”, sublinha.

Só na Junta de São Sebastião registaram-se cerca de 130 inscrições de voluntários para trabalhar em intervenções do projeto “e neste momento ainda há pessoas a inscreverem-se”, remata.

A “Setúbal Mais Bonita” tem ações previstas para todas as freguesias, sendo que na de S. Lourenço já se realizou uma parte, no dia 19, envolvendo a participação de figuras públicas como Herman José e Telma Santos, e na de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra as intervenções foram adiadas para data ainda a anunciar.

O projeto de 2012, patrocinado pela Dyrup, com as principais ações neste fim de semana, estende-se ao longo de vários meses, dedicando especial atenção ao Centro Histórico da cidade, nomeadamente ao Bairro de Troino, onde são pintadas fachadas de edifícios, e à Bela Vista, onde os moradores estão envolvidos na pintura de prédios e espaços comuns dos bairros que constituem aquela zona de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign