20 de Setembro de 2017
22º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
voluntariado 19 de Maio de 2017
Escolas põem Setúbal mais bonita

Mais de cinco mil pessoas, entre crianças e adultos, estão envolvidas em intervenções diversas em três dezenas de escolas do concelho, no âmbito do projeto municipal Setúbal Mais Bonita, assente no voluntariado.

A sétima edição da maior campanha de participação cidadã que se realiza em Portugal na área da requalificação urbana arrancou no dia 19 com os estabelecimentos de ensino a darem o mote para três dias com mais de duas centenas de intervenções de beneficiação em todo o concelho.

O trabalho é muito. Por isso os alunos do 3.º ano da EB do Montalvão – Laranjeiras interrompem as brincadeiras, agarram nas trinchas e nos pincéis e começam a pintar o muro do campo de jogos, com “cores alegres e bonitas”, garantem.

O vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, aproxima-se e incentiva as crianças. “Está aqui uma pintura com grande qualidade”, diz a um dos grupos.

Afonso e Martim, ambos com 9 anos, estão empenhados em deixar o muro bem pintado e garantem que não dá assim tanto trabalho. “Eu nunca tinha pintado antes, mas não é difícil. Acabámos em cinco minutos!”, congratula-se Martim, que se sente feliz por ver que a escola “está a ficar mais bonita”.

Com o campo de jogos a ficar cada vez mais colorido, a Inês, 9 anos, não quer que escape nem um milímetro à tinta azul escolhida para pintar o muro entregue ao grupo onde está integrada. “Falta este pontinho. Pinta aqui”, indica o Rodrigo, que, muito empenhado, obedece às ordens da colega e toma uma decisão com base na “experiência” que adquiriu agora. “Este verão, vou pintar a minha casa!”

Inês lidera as operações, mas garante que o trabalho só tem bons resultados se for feito coletivamente. “Trabalhar em equipa é importante e quando nos estamos a divertir é ainda melhor.”

O vereador Pedro Pina aproveita para dar uns retoques numas das silhuetas, representativas de várias modalidades desportivas, que vão sendo pintadas, a negro, nos muros já secos da primeira tinta.

“A continuação do programa Setúbal Mais Bonita é a confirmação daquilo em que este município tem vindo a apostar ao longo dos últimos anos, ou seja, que a construção da cidade se faça com todos e para todos”, sublinha.

O autarca defende que, “quando se pensa na valorização do património”, é importante “a vinculação das pessoas ao melhoramento da cidade” e as escolas não são exceção.

“A forma como preservam e se sentem vinculadas ao trabalho que fizeram é muito importante e dá-lhes sentido de responsabilidade e consciência de que as coisas dão trabalho.”

A coordenadora da EB do Montalvão, com escola básica de 1.º ciclo e jardim de infância, Deolinda Ferreira, garante que este “é só o arranque” do Setúbal Mais Bonita neste estabelecimento, uma vez que, depois de os alunos entrarem em férias, “os professores vão dar continuidade às pinturas para acabar de embelezar o espaço”.

Depois de mais umas palavras de incentivo aos pequenos pintores, o vereador Pedro Pina desloca-se a outro ponto, onde uma turma do 4.º ano se dedica a plantar uma pequena horta, com a ajuda de uma professora e de auxiliares.

A cozinheira Noémia abre buracos no solo com uma faca e chama Afonso, de 10 anos, para regar o espaço onde, de seguida, a pequena Elisa lança sementes de cenouras. As sementes são colocadas, a terra é alisada e Afonso rega novamente.

“Quero vir cá em outubro comer uma sopinha com essas cenouras”, diz Pedro Pina. 

As crianças riem, mas continuam com os olhos na terra. Marco, André, Inês e Afonso abrem buracos, regam, lançam mais sementes e plantam couves-galegas e portuguesas. “Isto não dá trabalho nenhum, porque somos uma equipa”, assegura Inês.

Ao longo do dia, os restantes alunos deste estabelecimento de ensino, num total de mais de 240, continuam a plantar a horta e a pintar os muros interiores.

Vai também ser pintada uma borboleta, no âmbito do projeto municipal O Museu Está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista, da escultura-gigante intitulada “Metamorfose”, com várias partes renovadas noutras escolas, conjunto que, antes de ser recolocado no local de origem, está em exposição no “Há Festa no Parque”, nos dias 3 e 4 de junho, no Parque do Bonfim.

Nos dias 19 e 20, decorrem ações de embelezamento em três dezenas de escolas e, até 20, os voluntários da campanha Setúbal Mais Bonita participam em mais de duas centenas de ações de reabilitação do espaço público, em particular pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas.

A campanha, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, conta com diversos patrocínios, nomeadamente ao abrigo do mecenato, como é o caso da Barbot.

A empresa, a par de vestuário próprio, cede as tintas a preços especiais numa edição em que está previsto o consumo de cerca de oito mil litros nas diversas ações de embelezamento do espaço público.

A Carmona, outro dos parceiros habituais, concede apoio financeiro, enquanto a EDP disponibiliza equipamentos para a pintura em locais elevados. Os TST, a Deloitte e os jornais Setubalense, Setúbal Mais e SemMais Jornal apoiam na divulgação.

Esta edição integra intervenções nas habitações sociais dos diversos bairros do concelho, com a requalificação de todas as existentes na Brejoeira, em Azeitão, a assumir uma das iniciativas de maior relevo. A Câmara Municipal de Setúbal dá as tintas a utilizar pelos voluntários e a Junta de Freguesia de Azeitão cede as janelas para substituir as atuais.

Outra ação de particular mediatismo é a recuperação geral do Parque de Vanicelos, uma das principais áreas verdes da cidade de Setúbal, com mais de 60 mil metros quadrados. Está programada a beneficiação de todo o edificado, como muros e muretes, uma casa de apoio e a base dos antigos lagos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign