18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
catástrofes 06 de Outubro de 2017
Escolas testam resposta a sismo

A terra vai tremer, a fingir, a 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, num exercício de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico que, em Setúbal, testa procedimentos e medidas de autoproteção da comunidade escolar.

Todos as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho realizam, às 10h13, em simultâneo, e também às 15h00, no caso de estabelecimentos com horário duplo, o simulacro que tem como objetivo medir a capacidade de resposta perante um cenário de catástrofe, com o envolvimento de alunos, docentes e pessoal não docente.

O exercício de âmbito nacional, conduzido localmente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, consiste no treino, com a duração de um minuto, de três medidas básicas de autoproteção – baixar, proteger e aguardar – e dos procedimentos de evacuação em caso de ocorrência de catástrofe.

Na EB n.º 12 das Amoreiras, o teatro de operações do simulacro, que é acompanhado pelo Executivo municipal e técnicos camarários, inclui uma intervenção por meios externos à escola, neste caso com o destacamento para o local de equipas de bombeiros.

Esta é a quinta edição da iniciativa “A Terra Treme”, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil em conjunto com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Liga dos Bombeiros Portugueses, que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

“A Terra Treme” coincide com o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, efeméride instituída em 1989 pela Organização das Nações Unidas que, este ano, tem como tema central “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign