11 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 6º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 29 de Julho de 2014
Esculturas de Virgílio Domingues

“Antimonumentos – Esculturas de Virgílio Domingues – Doação à cidade de Setúbal”, seleção das 28 peças mais significativas da obra do escultor, está em exposição permanente na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

Vários artistas que contribuíram para a construção da história da arte contemporânea portuguesa marcaram presença, no dia 26, à tarde, na abertura oficial da mostra, com uma homenagem ao escultor Virgílio Domingues.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, agradeceu ao artista a doação do espólio à cidade e relembrou a ligação de Virgílio Domingos a Setúbal, nomeadamente pela autoria, juntamente com António Trindade e Rodrigo Ollero, do monumento instalado na Praça Portugal.

A autarca sublinhou que esta exposição é mais um exemplo do investimento que o Município tem feito, em contraciclo, nos últimos anos, na área da cultura, quer na criação e reabilitação de equipamentos, quer na dinamização de um conjunto variado de eventos culturais.

O assessor para a cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Augusto Araújo, que historiou a mostra, destacou a importância de Virgílio Domingues na escultura portuguesa do século XX e enalteceu a aposta camarária na área cultural, apesar dos constrangimentos financeiros impostos.

O escultor Virgílio Domingues, ao congratular o Município pela organização da exposição “Antimonumentos”, com algumas das suas mais significativas peças artísticas, salientou o particular empenho e determinação de Maria das Dores Meira para a concretização do evento.

Virgílio Domingues doou, em 2009, à cidade de Setúbal, a quase a totalidade da sua obra que não se encontra em museus ou coleções particulares, em protocolo assinado com a Autarquia, que se comprometeu a expor publicamente o espólio.

Em setembro de 2011, a Casa da Baía acolheu “Os Antimonumentos. Prefácio a uma exposição”, numa amostra do que agora é exposto ao público, a título permanente, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

A exposição “Antimonumentos” pode ser vista no 1.º piso da Galeria Municipal do Banco de Portugal, de terça a sexta das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00, ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao domingo das 14h00 às 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign