16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
esculturas 10 de Setembro de 2013
Esculturas urbanas alindam Bela Vista

A primeira fase do projeto “O Museu está na Rua” – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista, com um total de nove peças escultóricas instaladas naquele bairro de Setúbal, é inaugurada a 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade.

A cerimónia, com início às 15h00, inclui passagens pelos locais onde estão instaladas as nove peças de arte urbana, da autoria do artista João Limpinho, criadas a partir de equipamentos industriais desativados, recuperados e transformados, no âmbito do programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, liderado pela Câmara Municipal de Setúbal.

A iniciativa, integrada no programa das Comemorações Bocagianas, conta com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que, após as visitas, faz uma intervenção no Palco Comunitário, instalado no pátio E3.

A primeira fase do projeto “O Museu está na Rua” – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista é composta pelas peças “Labirinto”, instalada no pátio E2B, e “Cadmo”, localizada defronte das instalações da Biblioteca Municipal de Setúbal – Polo da Bela Vista.

“Estendal”, nas imediações do lote 20 do bloco E1A, na Avenida da Bela Vista, “Casal Cigano”, nas proximidades do número 9 do bloco E3, na Rua do Antigo Olival, e “Válvulas”, no pátio E5, junto do Mercado Social, são outras esculturas integradas nesta etapa do projeto.

Outra das obras do Núcleo Museológico Urbano é a peça “Metamorfose”, constituída por um conjunto de esculturas com a forma de borboletas e instalada desde 1 de junho numa área próxima da EB1 da Bela Vista, no âmbito da cerimónia de inauguração dos pátios requalificados daquele bairro, intervenção conduzida pela Autarquia.

“África”, próximo do Centro Cultural Africano, “Abraço”, numa área defronte da Associação Velha Guarda, e “Equilibristas”, junto do Palco Comunitário, todas no pátio E3, são as outras peças escultóricas que integram a primeira fase do projeto “O Museu está na Rua”.

O Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista é composto por um total de 16 peças escultóricas, no âmbito de um projeto de valorização do Bairro da Bela Vista e da cidade, que perpetua as memórias da vivência industrial da região.

As peças, produzidas em colaboração com os moradores da Bela Vista, visam criar uma nova harmonia com os elementos paisagísticos, sociológicos, temáticos e simbólicos existentes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign