22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
mecenas 29 de Novembro de 2011
Esforço desenvolve Concelho

Mais de 200 pessoas, entre figuras públicas, empresários e representantes de instituições de todos os quadrantes sociais, participaram, no dia 28, no Mercado do Livramento, no jantar anual do Conselho de Mecenas, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.

A presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, agradeceu no final do encontro, destinado a reunir possíveis patronos e apoios para projetos municipais, o empenho de todos os mecenas que nos últimos anos têm contribuído para concretização de muitas propostas camarárias para o desenvolvimento do Concelho. “Sem eles, sem o esforço que fizeram, Setúbal teria menos cultura, menos desporto. Tenho muito orgulho em que estejam a ser os protagonistas desta história que se está aqui a escrever.”

O jantar, que contou na organização com o patrocínio de várias empresas, realizou-se em pleno Mercado do Livramento, espaço comercial emblemático da cidade, alvo recentemente de trabalhos de renovação e modernização.

Maria das Dores Meira sublinhou o esforço do Município na concretização de vários projetos, mesmo num quadro financeiro adverso, e apelou à participação dos mecenas nesse objetivo de modernização do Concelho.

Este “esforço municipal traduz-se num importante conjunto de investimentos qualificadores da cidade e do Concelho”, sublinhou a autarca, acrescentando que o empenho camarário foi frequentemente apoiado por fundos do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, “ao qual a Autarquia apresentou, desde 2007, candidaturas de mais de 50 milhões de euros”.

Maria das Dores Meira salientou os 15 milhões de euros de investimento “na criação ou reabilitação de espaços culturais e de promoção turística, como o Auditório Municipal Charlot, a Casa da Cultura, cuja obra decorre a muito bom ritmo, o Fórum Municipal Luísa Todi, que deverá estar concluído no primeiro semestre de 2012, ou a nova Casa da Baía”.

A edil recordou também o êxito de projetos como “Ouvir a População, Construir o Futuro”, em que o Executivo se aproxima dos munícipes, através de visitas ao terreno e reuniões públicas descentralizadas, para ultrapassar problemas de dimensão local.

A reabilitação do Bairro da Bela Vista, a modernização do Mercado do Livramento, as requalificações do Bairro de Troino e da zona ribeirinha, a aposta na criação e modernização de estabelecimentos de ensino, a construção das novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo ou a aposta na proteção civil, em particular nos Bombeiros Sapadores, foram outros investimentos concretizados, a decorrer e previstos para Setúbal sublinhados pela presidente da Câmara Municipal.

Numa conjuntura em que o Concelho vive a “mais dinâmica época de investimentos e obras municipais desde há décadas”, Maria das Dores Meira, consciente de que no momento difícil que o País atravessa a Autarquia deve “ser moderada nas solicitações que apresenta aos mecenas”, realçou algumas das apostas para Setúbal a curto prazo.

Entre possíveis apoios, a autarca enumerou a realização em Setúbal da FINA Olympic Marathon Swim Qualifier London 2012, uma das duas competições internacionais de apuramento de atletas para a próxima prova olímpica de natação em águas abertas, o Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, o Festival de Música de Setúbal, o Arrábida World Music Fest, o Festival Viva o Peixe e o Vinum Senses, recentemente galardoado a nível ibérico como Melhor Iniciativa no Prémio de Comunicação Enoturística.

Maria das Dores Meira destacou igualmente a reedição em maio do projeto “Setúbal Mais Bonita”, que juntou em setembro cerca de sete mil voluntários que participaram em pequenas intervenções de requalificação urbana, numa iniciativa em que vários mecenas contribuíram com o equivalente a cerca de um milhão de euros em materiais.

No jantar do Conselho de Mecenas, com apontamentos musicais de Valter Rolo Trio, participaram autarcas, representantes de empresas locais, nacionais e internacionais, bem como de solidariedade social, além de várias figuras públicas, como artistas e desportistas, entre outras individualidades, que direta ou indiretamente apoiam projetos em Setúbal, caso de “Uma Escola, Um Amigo”, em que empresas e personalidades apadrinham estabelecimentos de ensino do Concelho.

Rosa Mota, madrinha de uma escola no Bairro do Peixe Frito, salientou no final do jantar que “só é uma pena que outras câmaras não sigam os exemplos de projetos como ‘Uma Escola, Um Amigo’ e o Conselho de Mecenas”.

Para a antiga maratonista “este conselho é extremamente positivo e isso nota-se na cidade”.

Rosa Mota sublinhou ainda o desenvolvimento de outros projetos propostos pela Câmara Municipal, nomeadamente o exemplo referido ao jantar por Maria das Dores Meira sobre o fornecimento pela Autarquia e por mecenas de tintas e materiais a moradores da Bela Vista para pintarem o exterior dos prédios onde habitam. “Este é um verdadeiro exemplo de cidadania e de envolvimento de toda a sociedade para a construção de algo melhor”, salientou a antiga campeã olímpica.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign