19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
festival 04 de Junho de 2013
Espetáculos juntam artes

A quarta edição do FUMO - Festival Urbano de Música e Outras Coisas, a decorrer entre os dias 16 e 29, conta com as participações de artistas como Pop Dell’Arte e Samuel Úria, num cartaz que inclui ainda sessões de cinema.

O programa do FUMO, organizado pela Experimentáculo Associação Cultural, com o apoio da Autarquia, inclui ainda a participação de grupos como Dirty Coal Train, Nicotine’s Orchestra e Filho da Mãe.

Em paralelo, o festival abrange outras vertentes artísticas, nomeadamente o cinema, este ano com um ciclo dedicado a documentários sobre artes, no qual marcam presença os realizadores Miguel Tavares e Paulo Furtado, este mais conhecido pelo nome artístico no campo da música The Lengendary Tigerman.

O festival começa com a arte da música, mais proeminente ao longo de todo o cartaz, com um concerto de Nicotine’s Orchestra, no dia 16, às 17h00, na Casa da Cultura. Os bilhetes custam três euros, passando para cinco caso o público opte por adquirir o álbum "Gipsycalia".

A noite do dia 16 conta ainda com a apresentação da compilação de aniversário da editora Experimentáculo Records, "#1", que inclui temas originais de Um Corpo Estranho, Fast Eddie Nelson, Nicotine’s Orchestra, Tio Rex, Sonic Reverends, Los Saguaros, Hell Hound, Duas Semicolcheias Invertidas e Mão Sem Dedos, todos eles grupos já editados pela etiqueta setubalense.

Birds Are Indie e Samuel Úria atuam no dia 21, às 21h30, no Cinema Charlot - Auditório Municipal. As entradas custam dez euros.

O cartaz reserva para o dia 22, às 21h30, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, um espetáculo com Surveillance, vencedores da última edição do Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, Dirty Coal Train e Fast Eddie Nelson. Bilhetes a cinco euros.

Tio Rex e Filho da Mãe atuam no dia 28, às 21h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, num serão com entradas igualmente a cinco euros.

A encerrar a vertente musical, assim como o próprio festival, no dia 29, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, sobem ao palco Um Corpo Estranho e Pop Dell’Arte, grupo icónico da música moderna portuguesa que atua pela primeira vez em Setúbal. Os bilhetes custam dez euros.

No campo cinematográfico, o FUMO apresenta, no dia 19, "Estrada para Mazgani", um documentário de Rui Tendinha.

No dia seguinte, 20 de junho, é exibido "Efterklang: The Ghost of Piramida", documentário de Andreas Koefoed, legendado em inglês e no qual é relatada a viagem da banda dinamarquesa Efterklang a uma mina de carvão russa, da qual resultou o mais recente álbum de originais, "Piramida".

O realizador Miguel Tavares marca presença no certame no dia 26 para comentar a exibição de "Coronado: O Documentário", obra de que é autor.

O ciclo de cinema documental é encerrado a 27 com "Curtas Metragens de The Legendary Tigerman", em que Paulo Furtado está presente para partilhar com o público opiniões sobre vários documentários que realizou.

As sessões de cinema realizam-se todas na Casa da Cultura, às 21h30 e as entradas custam um euro por dia.

Os bilhetes podem ser comprados no próprio dia dos eventos ou reservados através do endereço experimentaculo@gmail.com.

O programa detalhado do Festival de Música e Outras Coisas está disponível em www.festivalfumo.tk.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign