20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
inauguração 17 de Julho de 2013
Está aí a Feira de Sant'Iago

A Arrábida e o processo de candidatura da serra a Património Mundial da Humanidade dão a tónica para a edição de 2013 da Feira de Sant’Iago, nas Manteigadas, certame com abertura oficial no dia 20, às 20h00.

Com o tema “À Luz da Arrábida”, a Feira de Sant’Iago, a decorrer até 4 de agosto, promete 16 dias de emoção constante, com mais de quatro dezenas de concertos, divertimentos para todos os públicos e idades, tasquinhas gastronómicas e muitos pontos de interesse.

A candidatura da serra a Património Mundial, assim como o respetivo percurso do processo, agora nas mãos da Unesco, está retratada num pavilhão com cerca de 200 metros quadrados que dá conta dos valores quase incomensuráveis que fazem da Arrábida um património que deve ser de todos.

A exposição “Arrábida, um lugar sagrado”, patente num espaço instalado perto da entrada junto da Escola Secundária D. Manuel Martins, mostra aos visitantes as razões pelas quais a região – e o País – veem a Serra da Arrábida como um tesouro natural e cultural a usufruir e preservar pela Humanidade.

A abertura oficial da Feira de Sant’Iago está programada para o dia 20, às 20h00, junto da entrada institucional, com uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, momento a que se segue a atuação do Coro Afina Setúbal com o grupo “Os Massacotes” e a abertura oficial do pavilhão “Setúbal – Participação e Cidadania”, no qual é feito uma retrospetiva do percurso do concelho nos últimos quatro anos, com referências aos principais projetos e iniciativas implementadas pela Câmara Municipal durante o atual mandato.

Do programa inaugural da Feira de Sant’Iago consta ainda, a visita aos stands institucionais das várias entidades representadas no certame, animações de rua pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal e a abertura de um torneio da Feira Medieval, uma das novidades da edição deste ano patente no miradouro do recinto.

Às 21h30, no Palco Mundo, atua o grupo da APPACDM de Setúbal e da Associação Busuioc, momento que antecede a inauguração da exposição “Arrábida, um lugar sagrado”, marcada para as 21h45, que inclui a apresentação de um excerto da peça de teatro “A Encomendação das Almas", pelo grupo Fatias de Cá.

Uma atuação com Rita Guerra, às 22h30, no Palco Setúbal, dá início ao programa de espetáculos do maior certame da península de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e Associação Parque Sant’Iago.

A aposta num cartaz variado no Palco Setúbal, com música para todos os gostos e públicos, com a grande maioria dos espetáculos a começar às 22h00, é um dos atrativos da Feira de Sant’Iago 2013 que conta, no domingo, com os concertos de Quim Gouveia Rock’n’Roll e dos Trio Odemira.

O programa musical inclui também as atuações das bandas jovens Hills Have Eyes, The Doups e More Than a Thousand, a 22, com início às 21h30, e o espetáculo “Viagem ao Mundo da Música”, com Carla Ribeiro, Noah, Ana Rita Inácio, Telmo Neto, Filipe Delgado e Be4rs, a 23.

David Carreira dá um concerto a 24 e, no dia seguinte, a 25, há uma noite de novos talentos musicais, com a presença dos Surveillance e Mundo Escuro, premiadas no Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, e dos Skills and the Bunny Crew, como grupo convidado.

Ainda em julho, sobem ao principal palco da Feira de Sant’Iago os Wraygunn, a 26, enquanto Ana Laíns e Miguel Araújo repartem atenções a 27. No domingo, a 28, o dia é das famílias, num espetáculo com Winx e Vila Moleza, às 20h00, seguindo-se um concerto com Leandro, às 22h30.

No dia 29, a noite é dinamizada por bandas rap, com Bc Trezor, CAS, T-Boys, B.A., Freak Cookie, 4 Mirag's, Samuel Epic, Dor Di Cabeça, Jorge Janga, Makumba Beats, Malabá Da Gun e Sniper & Dj Sizza.

Para os últimos dias do mês está programado um concerto com Blasted Mechanism, dia 30, às 22h00, e uma noite de fado setubalense, a 31, às 21h30, com Georgette de Jesus, Piedade Fernandes, Deolinda de Jesus, Maria Madalena, Inês Duarte, Fernando Machado, Ramiro Costa, Luís Moreno, Diana Soares, Pedro Calado e Eduardo Silva.

Em agosto, os espetáculos musicais continuam com José Malhoa e Jorge Nice, no dia 1, João da Ilha e Deolinda, a 2, Teresa Lopes Alves e António Zambujo, a 3, enquanto para o último dia do certame está agendado encontro com Celina da Piedade e os Anjos.

Na Palco Mundo, espaço dinamizado pelas associações multiculturais da cidade e coletividades do concelho, também há momentos musicais e demonstrações de danças tradicionais.

As tasquinhas, os divertimentos e os stands de exposição têm presença garantida no certame, o qual regista a participação de perto de três centenas de feirantes instalados no recinto Parque Sant’Iago, assim como um espaço dedicado ao artesanato, localizado junto do pavilhão temático sobre a Arrábida.

Na zona do miradouro, está o espaço “Sant’Iago Quinhentista”, uma animação histórica com atividades pagas, que inclui a ceia "Seja nobre no século XVI", nos dias 2, 3 e 4 de agosto, e o espetáculo “Conheça os treinos de dois corajosos cavaleiros do Século XV”, a 3 de agosto.

Do programa da Feira de Sant’Iago 2013, além de atuações de teatro de rua, de eventos desportivos no Pavilhão Municipal das Manteigadas e de aulas abertas de grupo no recinto, faz parte uma tourada, a realizar a 3 de agosto, na Praça de Touros Carlos Relvas.

O recinto funciona das 14h00 à 01h00 de domingo a quinta-feira, encerrando às 02h00 às sextas e sábados. A programação completa está disponível em www.feira-santiago.org.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign