20 de Abril de 2018
17º
max. 19º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
inauguração 03 de Março de 2016
Estátua evoca Mariana Torres

A inauguração de uma estátua evocativa de Mariana Torres, operária conserveira assassinada em 1911, marcam as celebrações do Dia Internacional da Mulher, no dia 8, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal.

A estátua de Mariana Torres, erguida no Largo da Fontenova, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, é inaugurada às 12h00, numa cerimónia que conta com a presença da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

O monumento, de mármore branco, é da autoria do escultor Jorge Pé-Curto, licenciado em Escultura na Escola António Arroio, em Lisboa.

A inauguração da estátua de homenagem a Mariana Torres, assassinada com António Mendes a 13 de março de 1911, durante uma manifestação de luta por melhores condições de trabalho, enquadra-se no programa local Março Mulher 2016, com um conjunto diversificado de atividades.

O assassínio de Mariana Torres, na Avenida Luísa Todi, num episódio conhecido por “fuzilamentos de Setúbal”, foi provocado pela repressão violenta da novíssima Guarda Republicana sobre as operárias e os operários conserveiros em greve por melhores salários, reivindicação que os industriais não queriam aceitar.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign