23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
inauguração 03 de Março de 2016
Estátua evoca Mariana Torres

A inauguração de uma estátua evocativa de Mariana Torres, operária conserveira assassinada em 1911, marcam as celebrações do Dia Internacional da Mulher, no dia 8, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal.

A estátua de Mariana Torres, erguida no Largo da Fontenova, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, é inaugurada às 12h00, numa cerimónia que conta com a presença da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

O monumento, de mármore branco, é da autoria do escultor Jorge Pé-Curto, licenciado em Escultura na Escola António Arroio, em Lisboa.

A inauguração da estátua de homenagem a Mariana Torres, assassinada com António Mendes a 13 de março de 1911, durante uma manifestação de luta por melhores condições de trabalho, enquadra-se no programa local Março Mulher 2016, com um conjunto diversificado de atividades.

O assassínio de Mariana Torres, na Avenida Luísa Todi, num episódio conhecido por “fuzilamentos de Setúbal”, foi provocado pela repressão violenta da novíssima Guarda Republicana sobre as operárias e os operários conserveiros em greve por melhores salários, reivindicação que os industriais não queriam aceitar.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign