20 de Outubro de 2017
19º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
economia 28 de Janeiro de 2015
Estratégias apontam à inovação

A inovação e o empreendedorismo e, principalmente, estratégias e ferramentas para os gerir foram o ponto de partida do primeiro encontro Rotas da Inovação Empresarial, realizado na manhã de dia 28, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A iniciativa, promovida pela empresa Gastão Cunha Ferreira, com o apoio da Câmara Municipal, reuniu num único local responsáveis de empresas e instituições que representam diferentes caminhos possíveis para assegurar que novos empreendedores garantam o êxito de investimentos assumidamente inovadores.

David Serras Pereira, da Gastão Cunha Ferreira, sublinhou que a principal novidade deste ciclo de encontros, a realizar em todas as capitais de distrito, “é que nestes, quando comparados com outros eventos do género, são fornecidos vários inputs diferentes aos empresários sobre inovação, empreendedorismo e proteção da propriedade intelectual”.

Na abertura do encontro de Setúbal, para o qual se inscreveram cerca de trezentas pessoas, a vereadora Carla Guerreiro com o pelouro das Atividades Económicas salientou que a Autarquia “tinha de se associar a este evento”, uma vez que é “com estas redes de empresários que se estão a criar que se ajudará o País a desenvolver”.

Carla Guerreiro assinalou que uma rota da inovação teria “necessariamente que começar em Setúbal”, concelho com um grande polo industrial e empresarial e onde, por exemplo, a atividade turística teve um aumento de 17 por cento no ano passado quando comparada com 2013.

A autarca referiu igualmente que a Câmara Municipal tem ao serviço da população o Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, “importante ponto de apoio para quem deseja iniciar ou dar um seguimento sólido a um projeto”.

A pereirapisco.criativity, um dos casos de sucesso com base nesse polo, foi apresentada ao público presente no encontro.

Paulo Pisco, fundador do projeto com início em 2014, salientou que, “mesmo se tratando de uma pequena ou microempresa, é importante que existam objetivos de expansão”, apontando que faz parte do horizonte o eventual crescimento da pereirapisco.criativity nos mercados nacional e internacional.

“Este projeto, orientado para áreas como arquitetura, urbanismo, marketing, o branding e até a realização de eventos, é familiar e nasceu de uma paixão conjunta por esta região. Por isso, acreditamos que devemos mostrar a todos o sítio onde estamos, quer o escolham para viver ou, simplesmente, para o visitar.”

O encontro de dia 28, que incluiu vários períodos de debate, contou com os contributos de representantes de instituições académicas, como do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e da Universidade Nova de Lisboa, de empresas e até do setor bancário, repartidos por painéis temáticos.

No primeiro, dedicado ao “Empreendedorismo e Inovação”, Filipe Cardoso, pró-presidente do IPS, sublinhou que o instituto sadino nutre uma preocupação especial pela captação e desenvolvimento de novas ideias.

“O IPS Challenge, por exemplo, é um desafio lançado sobretudo para ver o que os alunos do ensino secundário têm para oferecer. Mas o instituto olha também com muita atenção para a própria comunidade do politécnico e, por isso, vai inaugurar já em fevereiro uma incubadora de novas empresas”, adiantou.

A importância da inovação e diferenciação de novos projetos foi também sublinhada por João Pimentão, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. “Talvez por isso e porque fazemos as coisas bem, a taxa de desemprego dos recém-formados na FCT ronde os 0,5 por cento. O maior problema que enfrentamos é levar a que os alunos terminem os mestrados, pois começam a ser aliciados pelas empresas logo a partir do quarto ano.”

“Estratégias de crescimento empresarial”, “Internacionalização com sucesso” e “Experiências na exportação” foram os restantes temas em debate ao longo do encontro, que incluiu, ainda, um showroom com mostra gratuita de produtos de diferentes empresas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign