22 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
estudos 13 de Dezembro de 2013
Estudos avaliam 'Quatro Cabeças'

Um estudo geológico e geotécnico está a ser realizado na Casa das Quatro Cabeças, imóvel de Interesse Municipal que é alvo de um investimento de reabilitação em 2014 liderado pela Câmara Municipal.

O estudo geológico e geotécnico, conduzido por uma equipa especializada, inclui operações de perfuração mecânica para recolha de amostras do solo nas imediações da Casa das Quatro Cabeças, localizada na Rua Fran Paxeco, no centro histórico de Setúbal.

Esta ação, uma imposição legal e uma medida fundamental para a elaboração do projeto de execução que visa a reabilitação daquele imóvel, permite, nomeadamente, fazer uma avaliação estrutural mais pormenorizada no edifício e detetar eventuais problemas de caráter geológico existentes na zona.

A realização do estudo geológico e geotécnico da Casa das Quatro Cabeças, a decorrer desde ontem, motiva o encerramento da Rua Fran Paxeco ao trânsito rodoviário até à finalização dos trabalhos, que se preveem para o final do dia 19.

A reabilitação da Casa das Quatro Cabeças já tem financiamento garantido no âmbito do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. A futura obra, a realizar em 2014, visa suster o processo de degradação do edifício, evitando que um imóvel de interesse municipal se deteriore de tal forma que possa pôr em causa a sua eventual recuperação.

No âmbito deste processo, a Câmara Municipal de Setúbal requereu, no início de novembro, com caráter de urgência, a declaração de utilidade pública da expropriação da Casa das Quatro Cabeças e respetiva posse administrativa para recuperação do imóvel.

Integrado na malha urbana do Bairro do Troino, a Casa das Quatro Cabeças é um edifício de três pisos, de planta quadrangular e com cunhais bem marcados em cantaria. A arquitetura foi modificada ao longo dos tempos, mas o edifício mantém as características essenciais das diferentes épocas de construção, com destaque para os testemunhos manuelinos ao nível do piso térreo e os traços gerais dos séculos XVII e XVIII.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign