15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
festival 28 de Agosto de 2013
Eurovisão (en)canta em Setúbal

Os êxitos do Festival Eurovisão da Canção são revividos, entre os dias 5 e 7, na quinta edição do Eurovision Live Concert, evento único no País e que tem trazido a Setúbal artistas de toda a Europa.

O Eurovision Live Concert, inspirado pelo Festival Eurovisão da Canção, é “uma das melhores realizações da cidade, única no País e uma das maiores e das melhores de toda a Europa”, salientou a presidente do Município de Setúbal, durante a apresentação do evento, que se realizou dia 27, ao final da tarde, na Casa da Cultura.

Maria das Dores Meira referiu que o evento, além de trazer ao concelho centenas de visitantes, acaba por fixar turistas que aproveitam a oportunidade para conhecer o que de melhor Setúbal tem para oferecer, contribuindo assim para a dinamização da economia local e a promoção turística, associada à cultura.

Guilherme Santos, da associ@rte.ESC, instituição que organiza o Eurovision Live Concert – Portugal 2013, em parceria com a Câmara Municipal e a OGAE Portugal (Organização Geral de Apoio à Eurovisão), afirmou que, dos 41 países a participar no Festival Eurovisão da Canção, “Portugal é o único a organizar uma festa numa cidade que não é capital”.

O organizador do evento referiu que, de ano para ano, o “espetáculo tem vindo a crescer”, lembrando que na primeira edição, à porta fechada, estiveram perto de 1500 pessoas e, em 2012, com o recinto aberto, assistiram ao concerto cerca de seis mil.

Além dos artistas convidados e respetivos acompanhantes, Guilherme Santos revelou que mais de 200 fãs de vários países vão estar em Setúbal para assistirem à festa, este ano com diversos eventos associados, que culmina, no dia 7, no Auditório José Afonso, com o concerto do Eurovision Live Concert – Portugal 2013, a partir das 21h30, em que atua uma dezena de artistas de diversos países.

Nesta edição, o desporto, o teatro, o cinema e a dança acompanham a música europeia, no espetáculo que conta com a apresentação de dois coros e de um quadro musical com fogo, bailarinos e patinadores na abertura de cada uma das partes.

Os atores Pedro Granger e Pedro Penim e a jornalista e apresentadora Natália Abreu voltam a apresentar o espetáculo do Eurovision Live Concert, que tem como convidado o atleta paraolímpico Lenny Cunha, nomeado melhor desportista em 2012 pela Confederação do Desporto de Portugal e fã do Festival Eurovisão da Canção.

A quinta edição do Eurovision Party, como também é conhecido o evento, recebe na noite de 7 de setembro, com entrada livre, os artistas Brigitta Haukdal, da Islândia, Vlad Mirita, da Roménia, Buket Bengisu, da Turquia, a portuguesa Vânia Fernandes, Alexandros Panayi, do Chipre, Moran Mazor, de Israel, Roberto Bellarosa, da Bégica, Jalisse, de Itália, e Chen Aharoni, de Israel, como convidado especial.

O Eurovision Live Concert – Portugal 2013 tem ainda em cartaz outros eventos, como o espetáculo “Portugal, o País do Fado”, no dia 5, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Anabela, Vânia Fernandes, Carla Pires, Filipa Sousa, Ana Laíns, Liana e a setubalense Piedade Fernandes são as fadistas que atuam nessa noite, acompanhadas à guitarra portuguesa por Hugo Edgar Silva e à viola de fado por Bruno Costa.

No dia 6, à mesma hora e no mesmo local, sobem ao palco Chen Aharoni e Moran Mazor, de Israel, e Vlad Mirita, da Roménia num espetáculo intitulado “Harmony of Sound”. Na primeira parte apresentam-se sonoridades do Médio Oriente, enquanto na segunda o tenor romeno interpreta peças clássicas e temas contemporâneos.

Os bilhetes para ambos os espetáculos – 12 €, para “Portugal, o País do Fado”, e 10 €, “Harmony of Sound” – estão à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bilheteiraonline.pt.

Gratuitos são dois eventos a realizar no dia 7. O primeiro é um concerto, às 16h00, no coreto da Avenida Luísa Todi, pelo quarteto vocal BE4RS, que apresenta temas do Festival Eurovisão da Canção. O outro é a apresentação do novo trabalho discográfico do dueto italiano Jalisse, às 18h00, na Casa da Cultura.

No dia 7, às 10h30, na placa central da avenida, há ainda uma aula de fitness, de participação livre, ao som de músicas emblemáticas do festival.

Paralelamente, em colaboração com os estabelecimentos de diversão noturna da cidade, a organização do Eurovision Live Concert – Portugal 2013 propõe a realização de festas temáticas dedicadas a países representados no concerto final, no qual estará presente o cantor e autor António Calvário, depois de, em 2012, a festa ter homenageado Simone de Oliveira.

Guilherme Santos afirmou que o evento representa “uma semana intensa de trabalho” com o apoio “de valor incalculável” da Câmara Municipal, embora seja “difícil contabilizar” o orçamento do festival, que engloba viagens, alojamento e refeições dos artistas.

O presidente da OGAE Portugal, José Carlos Garcia, salientou o facto de “ser um prazer realizar um evento ligado à Eurovisão em Portugal” e que os artistas europeus dificilmente “pisariam os palcos portugueses”.

Desde a primeira edição do Eurovision Party, em 2009, passaram por Setúbal artistas como Marie Myriam, da França, Sandra Kim, da Bélgica, Niamh Kavanagh, da Irlanda, e Katrina and the Waves, do Reino Unido.

Pautado pela diversidade europeia, o Eurovision Live Concert acolheu outros tantos nomes de países como Bósnia Herzegovina, Sérvia, Suíça, Eslovénia, Finlândia, Islândia, Espanha, Bielorrússia, Arménia, Roménia, Grécia, Israel, Montenegro, Moldávia, Dinamarca, Croácia, Portugal, Macedónia, Polónia, Holanda, Estónia, Malta e Suécia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign