22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
concerto 06 de Setembro de 2016
Eurovisão (en)canta Setúbal

Êxitos do Festival Eurovisão da Canção são revividos no dia 10, em Setúbal, no Eurovision Live Concert – Portugal 2016, evento com estrelas da música eurovisiva, único no país, que nesta edição está de regresso ao Auditório José Afonso.

“É com grande satisfação e agrado que recebemos mais um Eurovision Live Concert, evento que continua a ganhar espaço na programação cultural da cidade”, destacou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, no dia 6 à tarde, na Casa da Cultura, na apresentação da oitava edição da iniciativa.

O concerto do Festival Eurovisão da Canção, que este ano regressa ao Auditório José Afonso, com início às 21h30, conta com um programa musical eclético, composto por artistas nacionais e estrangeiros que se destacaram em várias edições do evento europeu realizado anualmente.

Mais do que uma noite de música, o Eurovision Live Concert – Portugal 2016, organizado pela Deriv@Status – Associação, em parceria com a Câmara Municipal e a OGAE Portugal e com o apoio de várias entidades, é já “uma referência para muitos turistas conhecerem e desfrutarem” de Setúbal e da região.

Com várias estreias e também regressos, no concerto eurovisivo, com entrada gratuita, atuam Michal Szpak, da Polónia, Barei, Espanha, Filipa Azevedo, Portugal, Maya Sar, Bósnia & Herzegovina, Compact Disco, Hungria, Tomas Thordason, Dinamarca, e Andrius Pojavis, Lituânia.

Rui Andrade & Legacy, Carla Ribeiro, Ana Luísa Cardoso, Gerson Santos e os Vision Ensemble são convidados especiais no espetáculo, no qual atua também Catarina Guinout, sobrinha da cantora Maria Guinout, vencedora, em 1984, do Festival RTP da Canção, que é homenageada pela organização.

Guilherme Santos, da Deriv@Status, afirmou que o cartaz musical desta edição “é muito equilibrado”, com um misto de músicos nacionais e estrangeiros, uns que se estreiam na festa eurovisiva realizada em Setúbal, única em Portugal, outros que repetem uma participação.

Uma das regressadas é Filipa Azevedo. “Foi a última portuguesa a marcar presença na fase final do Festival Eurovisão da Canção e, por isso, faz todo o sentido estar em Setúbal”, acentuou Guilherme Santos, ao apontar também os nomes de Rui Andrade, Carla Ribeiro e Gerson Santos. “São três amigos com presença assídua.”

O Eurovision Live Concert – Portugal 2016, com apresentação de Natália Abreu e Deban Aderemi, jornalista especialista em matérias culturais, em particular o Festival Eurovisão da Canção, está de volta ao Auditório José Afonso, com uma produção que promete encantar o público.

“É o local no qual nasceu o Eurovision Live Concert”, realçou Guilherme Santos. “Vai ter uma decoração muito bonita, que só ali é possível de fazer, e um ecrã gigante.”

Adiantou igualmente que este ano “triplicou o número de estrangeiros a procurar a organização para participar no evento”.

Guilherme Santos avançou também que esta edição, orçada em cerca de 24 mil euros, presta homenagem à OGAE Portugal. “Com os poucos recursos, a associação continua a apoiar o evento setubalense e a promover a música eurovisiva, pelo que esta é uma justa homenagem.”

O programa do Eurovision Live Concert – Portugal 2016 inclui, como habitualmente, uma receção de boas-vindas aos artistas, convidados e jornalistas que acompanham o evento, aberta ao público, festa a realizar no dia 9, com início a partir das 21h30, no Café das Artes da Casa da Cultura.

No dia 10, depois do concerto no Auditório José Afonso, há uma afterparty no Suave’s Lounge, enquanto no dia 11 a organização dinamiza um programa cultural que dá a conhecer o património natural e humano da região de Setúbal, com visitas a vários espaços da cidade, a Azeitão e à Arrábida.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign