24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
música 03 de Setembro de 2015
Eurovision volta a (en)cantar Setúbal

Os êxitos do Festival Eurovisão da Canção são revividos no concerto da sétima edição do Eurovision Live Concert – Portugal 2015, evento único no País que traz a Setúbal, no dia 12, estrelas da música eurovisiva.

“É um privilégio voltar a receber em Setúbal o festival dedicado à música da Eurovisão e que já faz parte do programa cultural da cidade”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, no dia 3, à tarde, na Casa da Cultura, na apresentação do evento.

Mais que um evento destinado à promoção e divulgação da nova música europeia, “com a atuação de artistas de prestigio internacional reconhecido”, realçou o autarca, o Eurovision Live Concert – Portugal 2015 dá a “oportunidade de várias pessoas conhecerem e desfrutarem de Setúbal”.

O vereador da Cultura destacou, igualmente, o facto de alguns dos artistas que integram o cartaz desta edição repetirem uma presença. “Comprova a qualidade deste evento internacional que relembra o passado, que afirma o presente e que projeta o futuro.”

O destaque da maior festa dedicada ao Festival Eurovisão da Canção, em Setúbal pelo sétimo ano consecutivo, vai para um espetáculo ao vivo no Fórum Municipal Luísa Todi, com a participação de cantores de vários países que se destacaram na história do concurso internacional.

No concerto eurovisivo de dia 12, com início às 21h30, atuam Knez, de Montenegro, Hera Björk, da Islândia, Twiins, da Eslováquia, Marija Šestić, da Bósnia & Herzegovina, Kurt Calleja, de Malta, e Eduard Romanyuta, da Moldávia. Portugal também está representado no evento com as cantoras Suzy e Yola Dinis.

“É um enorme entusiasmo voltar a receber Marija Šestić. Foi com ela que esta aventura começou, em 2009”, afirmou Guilherme Santos, da Deriv@status, associação que organiza o evento. “Foi em Setúbal que viu e sentiu pela primeira vez o oceano”, relembrou o testemunho deixado pela cantora da Bósnia & Herzegovina.

Quem também repete uma presença em Setúbal é a islandesa Hera Björk, “apaixonada por caquinha de sapateira”, brincou Guilherme Santos, que destacou, igualmente, a participação do moldavo Eduard Romanyuta. “É uma das novidades no elenco de artistas. Propôs-se a vir e nós aceitámos com muita honra.”

No palco da principal sala de espetáculos setubalense marca igualmente presença Manuela Bravo, cantora que, em 1979, representou Portugal do Festival Eurovisão da Canção. A artista, marcada pela interpretação do tema “Sobe, Sobe, Balão, Sobe”, é a homenageada desta edição do evento.

“Este é um evento especial que consegue, por um lado, dar a conhecer as novas sonoridades da música da Eurovisão e que, por outro, reconhece e relembra figuras de outros tempos e que ficam para sempre ligadas à história do festival europeu”, afirmou o vereador Pedro Pina.

Carla Ribeiro, Gerson Santos e Ana Luísa Cardoso são convidados especiais do espetáculo no qual participam ainda o bailarino Ivanoel Tavares, com um apontamento de dança contemporânea, e os Vision Ensemble, com Artur Jordão nas teclas, numa atuação inédita.  

Este ano, pela primeira vez, são incluídas intervenções com grupos de entusiastas do festival eurovisivo a partir de Hamburgo, na Alemanha, Atenas, na Grécia, Kiev, na Ucrânia, Istambul, na Turquia, Madrid, em Espanha, Viena, na Áustria, e Estocolmo, na Suécia.

“É uma pequena brincadeira que queremos fazer com o público. Não temos uma máquina que nos permita fazer diretos como no Festival Eurovisão da Canção mas queremos mostrar às pessoas pequenos testemunhos que atestam o ambiente vivido na Eurovisão”, explicou Guilherme Santos.

As entradas para o Eurovision Live Concert – Portugal 2015, com bilhetes a 8 euros para o balcão e a 10 para a plateia, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou na sítio da bilheteira online, disponível através do endereço www.bol.pt.

Antes do concerto de dia 12, a festa dedicada à música da Eurovisão, uma iniciativa dinamizada em parceira com a Câmara Municipal de Setúbal e com os apoios das juntas de freguesia de Setúbal, entre outras entidades, faz-se ouvir na noite de dia 11, com duas iniciativas musicais.

Na Casa da Cultura, às 21h30, há um concerto com os Vision Ensemble, formação composta por Gonçalo Fernandes e Rita Nunes, violinos, Catarina Domingues, viola d’arco, Marco Madeira, violoncelo, e Diogo Fernandes, saxofone, que conta com a participação especial da soprano Ana Luísa Cardoso.

Mais tarde, a partir das 23h00, no Lounge Caffé, há uma welcome party dedicada à música de dança “schlager”, estilo muito popular na Europa do Norte e central e que nesta noite anima o momento de convívio e de confraternização entre artistas e entusiastas da Eurovisão. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign