17 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
galardão 22 de Agosto de 2013
Excelência reconhecida em Setúbal

Setúbal é, desde o dia 22, o primeiro município português a ostentar a bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, galardão que reconhece o trabalho sustentável de melhoria da qualidade de vida das populações desenvolvido no território.

A importância da adesão de Setúbal à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, programa coordenado pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, foi destacada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, num momento assinalado nos Paços do Concelho.

“É um grande orgulho ser a primeira cidade a receber esta bandeira [hasteada na varanda dos Paços do Concelho], galardão que atesta as boas práticas urbanas que têm vindo a ser implementadas nos últimos anos, não só em edifícios mas também em espaços públicos”, frisou a autarca.

Estão integrados neste programa os territórios da cidade de Setúbal e de Vila Nogueira de Azeitão, tendo por base as vertentes de cidade ou vila de regeneração e vitalidade urbana e de cidade ou vila turística, dois dos quatro pilares definidos neste projeto, denominado “Cidades e Vilas de Excelência: Uma Rede de Trabalho para a Ação”.

A execução de intervenções de qualificação do espaço público e do edificado potenciadoras da recuperação de espaços económicos e socioculturais e a definição de percursos e roteiros turísticos em meio urbano são metas assumidas nesta iniciativa.

O programa, “lançado há dois meses, conta com cerca de meia centena de municípios aderentes e pretende fomentar o trabalho em rede num conjunto de temáticas que visam melhorar a quotidiano das populações”, indicou a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles.

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência foi criada com o objetivo de estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que constituem excelentes exemplos de boas práticas urbanas para um desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável do território.

“Temos tido a preocupação de implementar no nosso concelho boas práticas urbanas”, vincou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, salientando que “todos os edifícios e equipamentos municipais estão dotados de soluções técnicas que fomentam o espírito de acessibilidade para todos”.

Esta estratégia está, igualmente, patente nas obras de reabilitação do antigo edifício do Banco de Portugal, imóvel que a Autarquia está a recuperar para acolher os serviços culturais do Município e várias manifestações artísticas, com abertura agendada para 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign