12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 16 de Setembro de 2013
Exercício mostra aptidão de bombeiros

As capacidades operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) em matéria de resgate e salvamento são testadas num conjunto de treinos de 32 horas contínuas, na Serra da Arrábida, com exercícios em vários cenários de perigo.

Um grupo de escuteiros está perdido na Arrábida. Podem estar em perigo iminente numa falésia, gruta ou outra zona de difícil acesso. Este é o cenário escolhido para os seis treinos operacionais a realizar pela CBSS, o primeiro agendado já para os dias 1 e 2 de outubro.

Em grupos de oito, sempre com a participação de dois sapadores da Equipa de Resgate da CBSS, os bombeiros percorrem ao longo de dois dias vários locais da cordilheira da Arrábida, num percurso com cerca de 60 quilómetros realizado de dia e de noite, com a simulação de várias operações de salvamento.

A iniciativa, que envolve um total de 48 elementos, tem como objetivo testar as capacidades operacionais dos sapadores e dotar mais elementos da companhia com a experiência e os conhecimentos necessários para uma resposta rápida e eficiente num cenário de resgate e salvamento na Arrábida.

A descida de uma falésia até uma zona balnear e o resgate num poço são duas situações simuladas pelas equipas, num exercício que teste as capacidades de orientação, comunicação e gestão de conflitos em trabalho de equipa.

A melhoria das relações dos sapadores com as populações residentes na zona da Arrábida e um maior conhecimento daquele território natural são outros objetivos desta atividade.

Em outubro realizam-se mais quatro sessões deste treino operacional da CBSS, nos dias 8 e 9, 15 e 16, 22 e 23 e 29 e 30, enquanto em novembro o exercício realiza-se a 4 e 5.

A realização deste exercício pela CBSS, no âmbito da candidatura da Arrábida a Património Mundial da Humanidade da Unesco, tem em conta que a serra é muito procurada pela população para a realização de iniciativas recreativas e de lazer, aumentando o risco de ocorrência de situações de emergência.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign