21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 03 de Julho de 2013
Êxito na regeneração da Bela Vista

O êxito das ações de um programa de regeneração geral da zona da Bela Vista foi destacado no dia 3 pelo vereador Carlos Rabaçal, da Câmara Municipal de Setúbal, frisando a importância para a coesão daquele território do concelho.

“O balanço é extremamente positivo. O nível de execução deste programa ronda os 100 por cento, à semelhança de outras candidaturas lideradas pela Câmara Municipal de Setúbal”, realçou o vereador num encontro com os parceiros da Autarquia no RUBE, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no qual foram apresentados os resultados finais do programa.

A mudança da face da Bela Vista e a criação de uma dinâmica social que retire os estigmas sociais atuais foram objetivos do programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, uma candidatura liderada pela Câmara Municipal de Setúbal que englobou 18 projetos e 16 ações complementares.

A reconversão dos espaços comuns da Bela Vista, com obras inauguradas a 1 de junho, foi a última das grandes ações do RUBE a ser concluída, intervenção que permitiu, através da reabilitação dos 19 pátios do bairro, a criação de espaços de lazer que asseguram a fácil circulação entre os blocos de edifícios.

A requalificação do Polo da Bela Vista da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, a reabilitação da rede de combate a incêndios e das acessibilidades no Bairro da Alameda das Palmeiras, a melhoria do Centro Multicultural e a construção e implementação do Mercado Social são algumas das obras mais significativas concretizadas naquele território.

Na vertente desportiva, a Autarquia procedeu à remodelação e ampliação do Campo Municipal de Futebol da Bela Vista, à modernização e beneficiação do Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas e à criação de uma Academia de Ocupação de Tempos Livres, instalada no Parque Verde da Bela Vista.

A realização de documentários audiovisuais sobre o bairro, a dinamização da iniciativa DizPositivo, o desenvolvimento do Observatório Social da Bela Vista e o alargamento da Ação “+ Ambiente” são alguns dos projetos de cariz imaterial implementados ao abrigo do RUBE, formalizado em 2009.

A Instalação de um equipamento infantil no Bairro das Manteigadas e a introdução de elementos de promoção de uma maior eficiência energética em equipamentos públicos de utilização coletiva são outras ações já concluídas.

Em desenvolvimento e assumido integralmente pela Câmara Municipal de Setúbal, está a construção do Núcleo Museológico Urbano, com a primeira fase do projeto dinamizado pelo escultor João Limpinho, o conjunto “A Metamorfose”, já a alindar a Rua do Monte, junto da EB1/JI da Bela Vista.

Já o projeto “Oficinas Abertas”, que visava a construção de um novo estabelecimento de ensino e cujo promotor era a Associação Cristã da Mocidade de Setúbal, acabou por não se concretizar. “O Governo não assumiu as responsabilidades que asseguravam a viabilidade institucional deste projeto”, lamentou o vereador Carlos Rabaçal.

A reabilitação geral do conjunto do edificado da Bela Vista, uma das prioridades da Câmara Municipal de Setúbal, continua a ser executada, agora com a participação e envolvimento dos moradores, no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, uma vez que o financiamento estatal do programa Prohabita só permitiu recuperar um bloco de prédios

O êxito do programa, “já com impactes muito positivos no território”, congratulou-se Carlos Rabaçal, “assentou numa adequada conceção inicial da candidatura, que incluiu ações materiais e imateriais”.

O RUBE, com um valor global de investimento de 3 milhões, 49 mil e 968,18 euros, foi comparticipado com fundos comunitários, com uma taxa de 65 por cento, através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

“O sucesso do programa RUBE resulta de um grande esforço da Autarquia, com muitos projetos candidatados ao mesmo quadro comunitário. Os objetivos foram alcançados de forma brilhante”, sublinhou Carlos Rabaçal no último dos quatro encontros de balanço realizados entre 2009 e 2013, envolvendo um total de 304 pessoas.

“O RUBE impulsionou o programa ‘Nosso Bairro, Nossa Cidade’. Abriu as portas a uma participação ativa dos moradores na resolução dos problemas e fomentou o diálogo entre as várias instituições e entidades sediadas na zona da Bela Vista”, vincou o autarca.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign