22 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
lazer 11 de Junho de 2015
Experiências ao sabor do vinho

O “Wine Tasting Experience”, evento novo que, promove experiências nas áreas vinícola e gastronómica, realiza a primeira sessão no dia 4, na Fortaleza de Santa Maria, no Portinho da Arrábida.

A primeira iniciativa do programa, organizado pela Câmara Municipal e a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com a Serra da Arrábida como cenário, decorre, a partir das 18h00, contando com uma inauguração oficial, a que se segue uma visita orientada ao Museu Oceanográfico Professor Luís Saldanha, localizado na Fortaleza de Santa Maria.

A iniciativa conta ainda com uma prova de vinhos das casas agrícolas Assis Lobo e Horácio Simões e, às 20h30, com uma wine party com animação musical a cargo do DJ Monchike e uma performance de saxofone por San Sax.

Os bilhetes individuais para cada sessão do certame, o qual conta com os apoios da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e do Turismo de Portugal, custam 25 euros para um dia. As crianças dos 4 aos 12 anos pagam 15.

O “Wine Tasting Experience”, evento que tem como objetivo promover um conjunto de atividades destinadas à participação, envolvimento e troca de experiências dos profissionais do setor do vinho, conta ainda, como parceiros, a Adega Cooperativa de Palmela, a Casa Ermelinda Freitas, a Quinta do Piloto – Vinhos, Lda., a Casa Agrícola Assis Lobo, a José Maria da Fonseca, a Malo Tojo Wines, a SadoArrábida e a Câmara Municipal de Sesimbra.

Ao longo de cinco sábados são desenvolvidas diversas atividades, como provas de vinho, sessões de cozinha ao vivo, workshops e apresentações, a par de momentos musicais.

A segunda atividade do “Wine Tasting Experience” está reservada para o dia 11, entre as 16h30 e as 19h00, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, com um passeio de barco para a observação do fundo do mar. Uma hora mais tarde, decorre uma visita guiada à fortaleza e um minicurso de “Iniciação à Prova”. O encerramento está previsto com uma prova de vinhos comentada pela Quinta do Piloto e pela Malo Tojo Wines.

Há ainda lugar à degustação de produtos de Sesimbra, nomeadamente o pão caseiro e a broa de Alfarim, o queijo de Azeitão, o queijo fresco da Azoia, as conservas de sardinha em azeite, a farinha torrada e as compotas de pera.

A 18 de julho, as Ruínas Romanas de Troia são o palco desta experiência vinícola. Às 18h00, há uma teatralização e recriação mitológica dedicada à temática “Enogastronómica”. Os transfers Setúbal-Troia (ida e volta) estão incluídos no custo do bilhete. O dia termina com uma prova de vinhos comentada pela José Maria da Fonseca, às 21h30.

No último sábado do mês, dia 25, o lugar escolhido é o Convento da Arrábida. Às 17h00, há uma visita guiada ao convento, seguindo-se uma prova de vinhos comentada pela Casa Ermelinda Freitas. O certame encerra às 18h30 com um concerto de cordas com o septeto da Orquestra Philarmónica de Lisboa.

A 1 de agosto, o último dia do “Wine Tasting Experience” decorre em Azeitão, nos Lavadouros de Vila Nogueira. Inclui contextualização histórica do lavadouro, live cooking com criações de autor do chef António Latas e harmonização vínica pela Adega Cooperativa de Palmela.

A inscrição para participação nestas sessões deve ser feita na Casa da Baía de Setúbal (265 545 010 ou gatur@mun-setubal.pt) ou na Rota de Vinhos da Península de Setúbal (212 334 398 ou info@rotavinhospsetubal.com).

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign