23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Exposição 10 de Outubro de 2011
Exposição evoca Manuel da Fonseca

A exposição itinerante “Manuel da Fonseca – Uma Chicotada de Vento”, que comemora o centenário do nascimento do escritor, está patente na Biblioteca Municipal de Setúbal até 17 de novembro.

Cedida pelo Museu do Neorrealismo, de Vila Franca de Xira, a mostra, bibliográfica e documental, pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 13h00 às 19h00.

A exposição permite ficar a conhecer melhor a vida e obra de Manuel da Fonseca, pioneiro da poesia neorrealista e um assinalável contador de histórias, qualidade que evidenciou na escrita de contos, romances e crónicas, convertendo-se rapidamente numa das figuras maiores da literatura portuguesa do século XX.

Nascido em Santiago em Cacém em 1911, iniciou o percurso literário no final dos anos 30, publicando em diversos periódicos ligados à oposição ao fascismo. O primeiro livro, “Rosa dos Ventos”, de 1940, foi considerado pela crítica um exemplo de renovação poética no panorama das letras portuguesas.

Seguiram-se outras obras, de que destacam os livros de contos “Aldeia Nova” e “O Fogo e as Cinzas” e os romances “Cerromaior” e “Seara de Vento”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign