20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
ilustração 12 de Março de 2014
Exposição mostra 'Riso Amarelo'

Desenhos de o “Riso Amarelo” do ilustrador José de Lemos podem ser apreciados entre 14 de março e 9 de abril numa exposição patente na Casa da Cultura.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e o atelier DDLX, exibe imagens do autor de “Riso Amarelo”, rubrica com desenhos e comentários assertivos sobre a realidade que marcou a sociedade através das páginas do antigo “Diário Popular”.

O acervo que constitui a exposição pertence a Eugénio Fidalgo, proprietário do Restaurante Fidalgo, no Bairro Alto, Lisboa, a quem o artista ofereceu muitas das criações de o “Riso Amarelo”.

José de Lemos usou o desenho para caracterizar, através da comédia, pessoas e coisas, o que o define, essencialmente, como um desenhador humorista.

A exposição, a inaugurar às 21h30, é apresentada pelo ilustrador José Ruy e por Rosário Alçada Araújo.

José de Lemos, desenhador e ilustrador, trabalhou para publicações como “O Papagaio”, “Acção” e “Diário Popular”. Criou também obras infantis e foi galardoado em 1945 com o prémio Maria Amália Vaz de Carvalho.

A mostra, de entrada livre, pode ser visitada na Galeria de Exposições da Casa da Cultura de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas-feiras e sábados das 10h00 às 01h00 e aos domingos até às 20h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign