17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
Exposição 16 de Setembro de 2011
Exposição mostra 50 anos de museu

A exposição comemorativa dos 50 anos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com objetos de coleções do acervo, nomeadamente uma peça que terá pertencido à cantora Luísa Todi, foi inaugurada na tarde de dia 15.

A abertura da mostra temporária, patente até 12 de novembro na sede da Aerset – Associação Empresarial da Região de Setúbal, na Avenida Luísa Todi, n.º 119, foi um dos pontos altos das comemorações do Dia da Cidade.

O trabalho desenvolvido em matéria de pesquisa, conservação e restauro, assim como alguns dos objetos do acervo do espaço museológico, que conta com mais de cinco mil peças catalogadas, são dados a conhecer ao público nesta exposição “que assinala as bodas de ouro do museu da cidade”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“São pedaços de uma história com 50 anos que evoca os antecedentes e prepara o futuro do vasto património histórico do Concelho”, sublinhou. “Pretendemos mostrar ao público a memória cultural e patrimonial da cidade”, sublinhou Maria das Dores Meira.

A exposição, que inclui quadros, peças de mobiliário, moedas, louça e documentos históricos, é composta por objetos que integraram as 400 exposições organizadas pelo Museu de Setúbal/Convento de Jesus no meio século de existência.

“A escolha dos objetos não foi ao acaso. São os mais representativos das sucessivas exposições do museu”, esclareceu Baptista Pereira, assessor para a área dos museus na Câmara Municipal, evidenciando uma das peças presentes na exposição. “Mostramos ao público pela primeira vez uma peça [uma cómoda/oratório ornamentada com elementos de rococó] que terá pertencido a descendentes de Luísa Todi”, frisou Baptista Pereira.

Este móvel multifuncional – uma das duas centenas de peças que foram doadas pela mesma pessoa e que se juntaram ao vasto acervo – é um dos atrativos da mostra “Museu de Setúbal/Convento de Jesus. 50 Anos (1961-2011)”, que pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign