22 de Agosto de 2017
20º
max. 27º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
fotografia 09 de Agosto de 2017
Exposição perpetua envio de cartas

O projeto fotográfico “Envia-me Cartas”, da autoria de Raul Reis, é apresentado ao público numa exposição patente até 5 de setembro na Casa da Cultura.

“Envia-me Cartas” é um registo fotográfico da beleza encontrada em portas de casas que ainda possuem caixas de correio com a inscrição da palavra “Cartas”.

As fotografias recolhidas por Raul Reis em vários locais do país recordam tempos em que a escrita e o envio de cartas eram muito importantes e funcionavam como um instrumento de comunicação único e personalizado, que unia as pessoas.

Atualmente, estas caixas de correio são quase meras tampas de metal, mas o designer gráfico Raul Reis, 43 anos, decidiu dar-lhes uma nova vida através do convite à escrita de cartas destinadas às portas que fotografou.

Para dar corpo ao projeto e promover a interação com o público, Raul Reis criou a página de internet enviamecartas.com, na qual qualquer pessoa pode escolher uma porta para enviar uma carta que fica disponível para leitura e partilha, de forma a preencher os vazios das portas com as palavras oferecidas por outros.

Numa primeira fase, foram convidadas algumas pessoas a escrever uma carta, mas o projeto cresceu e hoje já são mais de cinquenta as portas que receberam cartas.

Após ter percorrido vários locais do país, o projeto apresenta-se agora ao público setubalense numa exposição patente na Casa da Cultura, composta por fotografias de portas com caixas de correio, algumas das quais acompanhadas das cartas enviadas por autores convidados ou pessoas anónimas.

As fotografias referentes às portas destinatárias das missivas estão disponíveis para visualização, mas também para oferta em pequenos portais com a imagem da porta e a carta a ela destinada, de forma a “perpetuar a beleza das portas” e “atribuir o mesmo valor às palavras”, sublinha Raul Reis.

A exposição foi inaugurada a 5 de agosto, num momento em que o autor aproveitou para lançar o livro “Envia-me Cartas”, que possui o registo fotográfico centrado na palavra “Cartas”, bem como uma visão pormenorizada das formas, tipografias e cores encontradas nessas inscrições.

A exposição “Envia-me Cartas”, patente ao público até 5 de setembro, pode ser visitada de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e aos sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign