23 de Maio de 2018
20º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
europa 10 de Maio de 2018
Exposição relembra vítimas da guerra

Uma exposição sobre a vinda para Portugal de crianças austríacas em situação precária após o fim da II Guerra Mundial está patente até dia 25 na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A mostra “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958”, organizada pela Embaixada da Áustria com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, foi inaugurada no dia 9 numa iniciativa que incluiu a partilha de testemunhos de duas mulheres que foram refugiadas em Portugal naquele período.

Perante as cerca de sete dezenas de pessoas que assistiram à palestra, Norma Fugger Miranda e Heidemarie Stuner, que tinham 7 e 4 anos, respetivamente, quando chegaram a Portugal, recordaram as memórias dos tempos difíceis em que tiveram de abandonar o seu país para terem acesso a melhores condições de vida.

A iniciativa contou, igualmente, com as presenças do representante da Embaixada da Áustria Ingo Koenig e da especialista em direitos humanos Katharina Schuller que distribuiu pelos jovens entre o público cartões com algumas palavras para refletirem sobre questões relacionadas com os direitos humanos.

A falência de alimentos, de alojamento e de cuidados de saúde após a II Guerra Mundial originou uma intervenção da Cáritas a nível internacional, que, no caso de Portugal, providenciou o acolhimento de 5500 crianças em famílias e instituições. 

Desta intervenção resultou o projeto “Arquivo Crianças Cáritas”, destinado a facilitar o contacto entre os envolvidos e as suas famílias e a oferecer aos interessados uma visão mais completa sobre este processo histórico que levou ao acolhimento de crianças em países como Suíça, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo, Holanda e Portugal.

A exposição itinerante, agora patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, é composta por cinco painéis com imagens, como fotografias e documentos da época, acompanhadas de informações sobre a chegada das crianças a Portugal vindas de uma Áustria precária após o fim da II Guerra Mundial.

A mostra, com curadoria de Isabel Pereira de Moura, reforça a importância da compreensão entre os desafios sociais e económicos permanentes da economia global que partilhamos.

“Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958”, de entrada gratuita, pode ser visitada até dia 25, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign