20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
comemoração 12 de Novembro de 2012
Exposição revela Garcia Peres

A vida e obra Garcia Peres, médico e deputado ligado ao desenvolvimento de Setúbal no século XIX, é revelada numa exposição evocativa patente na Biblioteca Pública Municipal.

A inauguração de “Domingos Garcia Peres (1812-1902) – Um setubalense pelo coração”, realizada no dia 10, contou com a apresentação de um livro com o mesmo título, editado com a chancela da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a que se seguiu uma conferência pelo embaixador Francisco Falcão Machado, descendente do homenageado.

“Um estóico! Homem de superiores qualidades, Setúbal deve-lhe o inequívoco tributo de uma profunda gratidão”, assinala um cartaz à entrada da exposição, que relata conquistas de Garcia Peres enquanto deputado, designadamente a participação no processo de elevação a cidade, a introdução de melhorias no saneamento público, a chegada do telégrafo, a construção da estrada para Azeitão e o apoio a causas sociais.

A exposição documental revela episódios da vida do médico, deputado e homem ligado às letras, através de apontamentos pessoais e cartas trocadas com um dos grandes nomes da cultura ibérica, Marcelino Menéndez y Pelayo, escritor e erudito sobre a literatura espanhola e ibero-americana.

O relato da viagem de Garcia Peres a acompanhar Hans Christian Anderson, de Madrid até Lisboa, imortalizada pelo escritor dinamarquês na obra “Uma visita em Portugal em 1866”, integra a mostra, na qual se pode visualizar fotos de família, a bengala e a mala do médico.

A mostra, organizada pela LASA e pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Garcia Peres, está patente até 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

O programa evocativo inclui ainda a conferência intitulada “A Sociedade Arqueológica Lusitana e a participação de Garcia Peres”, a cargo do historiador Carlos Mouro, que se realiza no dia 15, às 18h00, também na Biblioteca.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign