15 de Dezembro de 2017
14º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
fado 27 de Fevereiro de 2012
Fado distingue Ramiro Costa

Ramiro Costa foi o vencedor do IV Concurso de Fado Amador de Setúbal, cuja final se realizou no dia 25, na Capricho Setubalense, numa noite em que Vanessa Rodrigues arrecadou o Prémio Especial do Público.

Com 54 anos, Ramiro Costa, natural de Santarém e a viver em Setúbal, confessou nunca ter participado numa iniciativa semelhante. “Este prémio é motivo de muito orgulho. Nunca concorri a nada e tenho que agradecer esta vitória à minha mulher, pois foi ela quem me fez participar no concurso.”

O vencedor da prova organizada pela Câmara Municipal e a Sociedade Musical Capricho Setubalense confessou no final da noite que a vitória “foi uma surpresa”, até porque, confessou, o nervosismo foi-se instalando ao constatar a elevada qualidade dos restantes participantes.

Tanto Ramiro Costa, como a vencedora do Prémio Especial do Público, a jovem de 18 anos Vanessa Rodrigues, natural de Agualva-Cacém, Sintra, vão atuar na Feira de Sant’Iago, um dos principais certames realizados a sul do rio Tejo.

“Cremos estarem cumpridos os objetivos desta edição”, salientou ao final da noite a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, sublinhando que o evento sadino promove a “revelação de grandes talentos nesta cada vez mais valorizada montra da música portuguesa”.

A autarca afirmou que a organização do concurso em Setúbal surge com naturalidade, pois o Concelho “está ligado historicamente ao fado”, recordando que muitos dos poemas de Bocage e de outros poetas locais, como António Maria Eusébio, o “Calafate”, deram origem a vários fados, acrescentando, ainda, que a cidade acolheu uma das primeiras publicações dedicadas em exclusivo a este género musical, “O Fadinho”.

“É uma enorme honra ver Setúbal associada à história do fado, património imaterial da humanidade”, frisou Maria das Dores Meira.

O público encheu por completo o salão da Capricho Setubalense, espaço que foi adaptado e decorado ao estilo castiço de uma casa de fados, com o serão a incluir um jantar típico, com petiscos, caldo verde, bacalhau à brás e vinho.

O presidente da Capricho, Nuno Marques, salientou que “a sala cheia é sinal de que o fado tem futuro”, sublinhando ainda que o contributo da coletividade “só foi possível porque o associativismo em Setúbal está muito vivo”.

Além da atuação na Feira de Sant’Iago, Ramiro Costa vai participar no concerto “Fado em Coro”, que o Coral Luísa Todi, parceiro do evento, organiza em julho, e recebe um voucher para um fim de semana para duas pessoas no Hotel do Sado.

Rita Santos e Vanessa Rodrigues, que ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugar na prova, assim como todos os restantes participantes no concurso, recebem vouchers com descontos em estadias no Hotel do Sado.

A gala final contou ainda com as atuações de Catarina Ferreira, 12 anos, vencedora da modalidade infanto-juvenil da prova, uma das novidades da edição deste ano, e da fadista Ana Laíns, que integrou a equipa do júri.

Todos os cantores foram acompanhados na guitarra portuguesa por José Batista, na viola fado por Vítor Pereira e na viola baixo por Albano Almeida.

O IV Concurso de Fado Amador de Setúbal contou ainda com os apoios do restaurante Passo do Olival, do Coral Luísa Todi, da Rádio SIM e da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign