20 de Outubro de 2017
19º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
voluntariado 21 de Maio de 2012
Famosos ajudam a alindar Concelho

A união de esforços ajudou a requalificar, no dia 19, espaços comuns em Azeitão, na freguesia de S. Lourenço, na iniciativa de arranque da segunda edição do “Setúbal Mais Bonita”, a qual juntou mais de cem voluntários, entre eles figuras mediáticas.

Herman José e a modelo Telma Santos responderam ao desafio lançado nesta ação, organizada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de S. Lourenço, com a parceria da Dyrup, a qual incidiu na execução de trabalhos de pintura e embelezamento e na plantação de arbustos.

Mal chegou ao “Rossio” de Vila Nogueira de Azeitão, a meio da manhã, o humorista teve de dar autógrafos a crianças. Depois, deixou o traje de famoso e passou a ser mais um voluntário. Com a “t-shirt” do “Setúbal Mais Bonita” vestida, pegou numa trincha e envolveu-se na pintura, a branco, da Igreja de S. Lourenço.

“As pessoas não devem estar à espera que seja sempre a máquina do Estado ou uma entidade divina a intervir”, defendeu, considerando o espírito de voluntariado “uma forma para que as coisas aconteçam”.

Esta ação de voluntariado que agrega pessoas e empresas funciona também, referiu Herman José, como “uma espoleta” ao nível da motivação “ao levar a que todos interajam” para fazerem coisas para o bem comum.

A modelo setubalense Telma Santos, acompanhada da filha, com quem compartilhou os trabalhos de pintura da Igreja de S. Lourenço, destacou a pertinência do projeto “Setúbal Mais Bonita”, ao dar uma resposta prática “ao natural desgaste das coisas” e permitir que haja um maior cuidado futuro na preservação do património edificado.

A Miss Portugal 2000 apontou que a iniciativa, além de beneficiar um concelho “com uma potencialidade turística enorme”, constitui “uma saudável forma de convívio”, opinião partilhada pelos voluntários participantes nos trabalhos realizados em S. Lourenço.

O ator amador Paulo Martins, residente em Azeitão, conhecido por representar o papel de “Manel da Horta” na feira local “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, frisou que, “dada a conjuntura atual [de crise], esta é uma forma de dar ânimo às pessoas e de criar mecanismos de união”, o que ficou bem espelhado “pelo modo alegre como todos participaram na iniciativa”.

A presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, Celestina Neves, destacou a forma como os voluntários realizaram os trabalhos, “com simpatia e muito gosto em colaborar”, defendendo que é um dever dos autarcas “aproveitar a boa vontade da população” pois é com este tipo de iniciativas, frisou, que, “efetivamente, se pode tornar o concelho mais bonito”.

As obras realizadas no sábado em S. Lourenço incidiram na plantação de cerca de 400 ligustros ao longo da vedação do depósito de água da Bassaqueira e na pintura de muros no “Rossio” de Vila Nogueira de Azeitão e zona envolvente, do exterior da Igreja de S. Lourenço, de um edifício da Câmara Municipal ao lado do Museu Sebastião da Gama e de um abrigo de passageiros em Oleiros.

A ação repete-se nesta freguesia no dia 26, com ações de pintura de muros na zona das Casas de Azeitão e do campo de ténis de Pinhal de Negreiros, de uma subestação da EDP junto da rotunda da AERSET e de bancos no Choilo, além da remoção de vários graffiti.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, igualmente presente no arranque do “Setúbal Mais Bonita”, bem como o antigo futebolista Tomé, salientou a importância do potencial humano enquanto “recurso indispensável para que a mudança se opere”, atestando que “todos devem estar conscientes de que não há condições para que as autarquias façam tudo”.

Maria das Dores Meira sublinhou que “não há crise que faça parar os sonhos”, acrescentando que, “com as condições, a vontade e o querer, não há impossíveis no que toca aos sonhos coletivos”.

Esta edição do “Setúbal Mais Bonita” inclui, em todo o Concelho, mais de 400 iniciativas, as quais incidem particularmente em pinturas de muros e edifícios e beneficiação de jardins, com especial enfoque nas zonas da Bela Vista e da Fonte Nova, que se realizam nos dias 26 e 27.

No dia 25, decorrem as intervenções nas escolas, envolvendo mais de seis mil alunos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign