21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Feira 08 de Agosto de 2011
Feira bate recordes de público

Mais de 405 mil pessoas passaram pela Feira de Sant’Iago, em Setúbal, no total dos 16 dias de certame, encerrado no dia 7, número recorde que resulta na edição com mais público desde que a festa se realiza nas Manteigadas.

Em relação ao ano passado, em que foram contabilizadas perto de 360 mil entradas, há a registar um aumento de visitantes na ordem dos 12,5 por cento. A afluência de 405.196 pessoas em 2011 constitui um recorde absoluto desde 2004, altura em que o certame se mudou para o Parque Sant’Iago.

A edição deste ano averba, igualmente, a marca diária de maior afluência de público ao recinto nas Manteigadas. Com um total de 47.980 pessoas, o último dia de feira suplantou um recorde que pertencia às edições de 2008 e 2010, com cerca de 44 mil visitantes.

De salientar, ainda, que a edição de 2011, com exceção de um dos 16 dias de certame, em virtude das condições meteorológicas adversas, bateu todos os registos diários de afluência comparativamente a 2010. O primeiro dia, a 27 de julho, e os dois últimos, a 6 e 7 de agosto, foram aqueles que mais público registaram.

“Bombeiros: um passado presente e uma referência de futuro”, numa homenagem aos Sapadores, companhia criada há 225 anos, e aos Voluntários de Setúbal, com 129 anos de história, foi o tema desta edição, que destacou a atividade e a importância destas duas instituições de socorro na comunidade setubalense no pavilhão da Câmara Municipal.

A reorganização espacial, com a preocupação de conferir maior visibilidade às atividades, e a criação de novas áreas para usufruto dos visitantes foram outras apostas da Feira de Sant’Iago.

A criação de uma área institucional, com pavilhões de artesanato, numa das entradas do recinto do Parque Sant’Iago, junto da Escola Secundária D. Manuel Martins, foi uma das novidades deste ano, assim como o projeto Summer Dream Festival.

Outras novidades foram a Tenda Eletrónica, um espaço vocacionado para o público mais jovem instalado no miradouro do recinto, área privilegiada do Parque Sant’Iago que acolheu, também, o Espaço Kids, a Feira do Livro, um restaurante lounge com vista para o palco principal e o Pátio Regional, este destinado à promoção dos produtos regionais.

A juntar-se à lista de novidades está ainda a criação do hino da feira, cantado pelo coro municipal “Afina Setúbal”.

Já o cartaz de espetáculos, que se desenvolveu em dois palcos – Mundo e Setúbal – este ano afastados consideravelmente, o que permitiu o funcionamento em simultâneo, apostou no conceito de música para todos os gostos.

Tony Carreira, Linda Martini, Hands on Approach, Zeca Sempre, Canta Brasil, Mind da Gap, Quim Gouveia, Jorge Nice, Ana Moura, Chave d’Ouro, Clã e Homens da Luta foram os principais nomes que passaram pelo palco da Feira de Sant’Iago.

No plano da vigilância, à semelhança dos anos anteriores, o evento decorreu sem ocorrências dignas de registo, de acordo com as entidades supervisoras – a PSP e uma empresa especializada, o que confirma as boas condições de segurança que o Parque Sant’Iago oferece aos utentes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign