24 de Outubro de 2017
13º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Sant'Iago 15 de Julho de 2011
Feira com mais novidades e visitantes

A criação de uma nova área institucional e a dinamização do miradouro são apostas da Feira de Sant’Iago 2011, certame que se realiza entre 23 de julho e 7 de agosto, nas Manteigadas, em Setúbal.

A edição deste ano do certame, que tem como cabeças de cartaz Tony Carreira, Clã, Ana Moura e Homens da Luta, foi apresentada no dia 15 de manhã aos jornalistas pela presidente da Câmara Municipal, entidade organizadora em parceria com a Associação Parque Sant’Iago.

“Bombeiros: um passado presente e uma referência de futuro” é o tema desta edição, que homenageia os Sapadores, companhia criada há 225 anos, e os Voluntários de Setúbal, com 129 anos de história.

A atividade e a importância destas duas instituições de socorro na comunidade setubalense são evocadas numa exposição no pavilhão da Câmara Municipal, junto da entrada principal da feira, onde, paralelamente, decorrem ações como operações de salvamento e rappel.

“A lista de novidades de 2011 é enorme”, salientou Maria das Dores Meira, “assim como é enorme a lista de feirantes e expositores que continuam, ano após ano, a reforçar esta feira de Setúbal”.

A criação de uma área institucional, com pavilhões de artesanato, por exemplo, numa das entradas do recinto do Parque Sant’Iago, junto da Escola Secundária D. Manuel Martins, é uma das novidades deste ano.

“Conferir uma maior dignidade a esta entrada da feira” foi o objectivo desta alteração que implicou a transferência da área de divertimentos para o lado oposto.

Outra novidade revelada no encontro com os jornalistas é a Tenda Eletrónica, um espaço vocacionado para o público mais jovem e dinamizado por 12 bares da cidade.

Durante 12 noites, esta tenda promete muita animação, entre as 22h00 e as 04h00, junto do miradouro, área privilegiada do recinto, com acessos já alcatroados, que reabre este ano.

“O miradouro tem, este ano, variadíssimos motivos para atrair muitos visitantes”, anunciou Maria das Dores Meira.

À Tenda Eletrónica juntam-se o Espaço Kids, a Feira do Livro, um restaurante lounge com vista para o palco principal e o Pátio Regional.

Este último espaço, que promove os produtos regionais, vai receber pela primeira vez todas as adegas que integram a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, além de acolher um convidado de honra, Viana do Castelo, município que em 2011 é “Cidade do Vinho”.

Summer Dream Festival é outro projeto que arranca nesta edição da Feira de Sant’Iago. Várias personalidades nacionais são convidadas a participar num encontro informal, animado por DJ, com workshops temáticos. O humorista Nilton é já presença confirmada.

O cartaz de espetáculos dispõe de dois palcos – Mundo e Setúbal –, afastados consideravelmente, o que permite o funcionamento em simultâneo.

O primeiro, mais intimista, acolhe os artistas setubalenses, numa grande diversidade musical, desde fadistas a bandas de garagem, passando pelos novos talentos.

O conceito de música para todos os públicos foi conseguido pela organização do certame, que apresenta, no Palco Setúbal, artistas como Tony Carreira, na abertura da Feira de Sant’Iago, dia 23 de julho, Linda Martini, a 24, bandas de garagem, a 25, Hands on Approach, a 26, Peter’s Jukebox Gang, 27, Zeca Sempre, a 28, Canta Brasil, 29, Ogae Summer Party, 30, e Dia da Família, 31.

Em agosto, sobem ao palco principal Noite de Rap, dia 1, Mind da Gap, 2, Quim Gouveia e Jorge Nice, 3, Ana Moura, 4, Chave d’Ouro, 5, Clã, 6, e, a fechar, Homens da Luta, a 7.

Pelo meio, está agendado o Dia das Famílias, que regressa este ano, no dia 31, às 21h00, com Marta Peneda/Docemania, no Palco Setúbal.

A juntar-se à lista de novidades está ainda a criação do hino da feira, cantado pelo coro municipal “Afina Setúbal”.

Apesar de uma redução significativa no orçamento em relação aos 400 mil euros investidos em 2010, a organização do certame espera ultrapassar os 360 mil visitantes do ano passado.

“Sabemos já que obtivemos uma redução de custos na montagem do certame na ordem na ordem dos 30 por cento, o que significa que poderemos ficar pelos 300 mil euros”, estimou a presidente da Autarquia.

O recinto da Feira de Sant’Iago funciona de domingo a quinta-feira das 14h00 às 01h00 e de sexta a sábado das 14h00 às 02h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign