23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
observanatura 12 de Outubro de 2015
Feira com olhos na natureza

O turismo ornitológico esteve em destaque na sétima edição do ObservaNatura, certame realizado nos dias 10 e 11 na Herdade da Mourisca, no qual foi firmada a adesão de lojas turísticas com gestão municipal à marca nacional Natural.PT. 

Workshops, palestras, passeios pela natureza e atividades de educação ambiental foram atrativos do evento, organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Reserva Natural do Estuário do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Troia Natura e o Natural.PT.

Perto de um milhar de pessoas passou pelo recinto do certame dedicado ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.

Na sessão de abertura do evento, no dia 10 de manhã, a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, vincou “a qualidade e o sucesso” do ObservaNatura, certame realizado “num espaço privilegiado para a observação de aves” e que nesta edição apostou na “divulgação da marca Natural.PT”.

A Natural.PT é uma marca que procura valorizar e promover, de forma integrada, produtos e serviços de excelência associados às áreas protegidas de Portugal continental, e constitui uma aposta na biodiversidade, na economia, no património e na identidade portuguesa.

Os contratos de licença para uso da marca e do logotipo Natural.PT nas lojas da Casa da Baía e do Moinho de Maré da Mourisca foram assinados entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade titular da marca nacional.

A marca passa a estar presente na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca, dois espaços de índole turística com gestão da Câmara Municipal e nos quais são comercializados e promovidos produtos regionais referenciados no Parque Natural da Arrábida e na Reserva Natural do Estuário do Sado.

“É especialmente importante saber que, associados a esta marca, podemos contribuir para a valorização e promoção dos valores e, mais do que isso, dos deveres associados às áreas naturais, em que, aliás, o concelho é bastante rico”, realçou a autarca a propósito da adesão das lojas à marca nacional.

Sobre a intervenção nas áreas naturais, Maria das Dores Meira destacou o “enorme esforço nos últimos anos [da Câmara Municipal de Setúbal] para potenciar a oferta extraordinária, divulgando intensamente a Serra da Arrábida e os seus incomparáveis atributos e o Estuário do Sado”.

Na sessão de abertura do ObservaNatura, que contou com as participações de Sofia Castel-Branco da Silveira, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e de João Madeira, da Troia Natura, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal vincou, igualmente, a importância turística do Moinho de Maré da Mourisca.

“É um espaço privilegiado e de referência para a observação de aves, que a Autarquia muito tem acarinhado e promovido, até como parte da estratégia turística em matéria de turismo de natureza”, afirmou a autarca, para indicar que aquele é um equipamento “muito procurado por turistas nacionais e estrangeiros”.

Maria das Dores Meira avançou ainda que o turismo ornitológico é apenas um dos muitos motivos de interesse na região. “Setúbal e a Arrábida têm hoje, mais do que nunca, as portas abertas para quem as visitar”, salientou.

Sublinhou que o Município está “a afirmar Setúbal como a grande capital que é com a requalificação urbana da cidade e do concelho, tornando-os mais atrativos para os que visitam e criando mais qualidade de vida para os residentes”, com o reforço “do posicionamento e da notoriedade da região como destino turístico”

A sétima edição do certame contou com duas tendas de grandes dimensões – o Espaço Natural.PT e o ObservaNatura – reservadas a workshops e comunicações, a par de uma área de stands, na qual marcaram presença cinco dezenas de expositores, e de uma zona dedicada à educação ambiental.

Especialistas nacionais e internacionais em áreas como a biodiversidade, as energias renováveis e o turismo de natureza dinamizaram perto de três dezenas de palestras, enquanto no âmbito da educação ambiental foram promovidos diversos workshops, como anilhagem e observação de aves e construção de ninhos para pássaros.

Já nas imediações do Moinho de Maré da Mourisca funcionou um espaço dedicado a atividades recreativas, como passeios de barco e circuitos pedestres de natureza, com algumas das ações programadas a ser canceladas devido à ocorrência de condições meteorológicas adversas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign