20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 09 de Setembro de 2016
Feira com olhos na natureza

O turismo ornitológico está em destaque no ObservaNatura 2016, com atividades de observação de aves e de educação ambiental, workshops, minicursos, ateliers e sessões de anilhagem, a realizar nos dias 17 e 18, na Herdade da Mourisca.

A feira, a decorrer pelo oitavo ano consecutivo, é uma atividade dinamizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pela Natural.PT, com as atividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca.

A iniciativa dedicada ao turismo ornitológico, modalidade de turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, direta ou com recurso a binóculos ou a sofisticados telescópios de campo, conta com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, do Turismo de Portugal e da ERT-Lisboa.

Intervenções e workshops, conduzidos por cerca de dezena e meia de técnicos e especialistas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas e atividades ligadas ao turismo de natureza, decorrem durante os dois dias de certame, que inclui duas tendas de grandes dimensões, a par de uma área de stands com quarenta expositores.

A VIII ObservaNatura, de entrada gratuita mas com algumas atividades pagas, constituiu ainda um ponto de encontro de empresas, associações de organizações não-governamentais e editoras ligadas ao turismo de natureza.

A sessão de abertura, no dia 17, agendada para as 11h00, na tenda Espaço Natural.PT, conta com a participação da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, de Rogério Rodrigues, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e de João Madeira, da Sonae Turismo.

A possibilidade de contemplação de aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros, é um dos atrativos do evento, no qual existe um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré, apetrechado com telescópios, binóculos e guias de campo. A atividade é gratuita.

Uma sessão de anilhagem de aves, uma das ferramentas mais utilizadas para estudar as migrações, é dinamizada no dia 18, das 08h00 às 12h30. As inscrições devem ser feitas até dia 14 através do endereço feira.observantaura@gmail.com

A riqueza e as potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são ainda exploradas com passeios de barco durante uma hora, com um custo de dez euros para adultos, e cinco para crianças dos 11 aos 15 anos.

As partidas dos passeios decorrem entre as 14h15 e as 18h15, no dia 17, e entre as 15h00 e as 17h00, a 18.

Experiências de stand up paddle, com partidas das 14h15 e às 17h15, no dia 17, e das 15h00 às 16h30, no dia seguinte, com preços a variar entre os nove e 14 euros, e um workshop de criação de pulseiras de sobrevivência, a dez euros, são outros dos desafios propostos.

As restantes animações do VIII ObservaNatura incluem passeios de charrete, a dois e três euros, para crianças até aos 14 anos e para adultos, respetivamente, e de cavalo, acompanhado com guia, a quatro euros.

Na feira é ainda possível frequentar um conjunto variado de minicursos, direcionados para os mais velhos, enquanto os mais novos têm oportunidade de participar num conjunto de oficinas pedagógicas no âmbito da educação ambiental e experimentar um percurso de obstáculos de cordas.

A Observanatura, a funcionar a partir das 10h00, com encerramento às 19h00 no dia 17 e às 18h00 a 18, dispõe de duas áreas de restauração. Uma, com serviço de almoços, a Casa do Pão, sem multibanco, a outra, uma esplanada perto do Moinho da Maré. O estacionamento custa um euro.

Mais informações sobre a VIII ObservaNatura podem ser consultadas na página de internet www.observanatura.com

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign