18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
feira 18 de Julho de 2012
Feira evoca Mercado do Livramento

Os 136 anos de história e tradições do Mercado do Livramento são evocados na edição de 2012 da Feira de Sant’Iago, nas Manteigadas, certame com abertura oficial no dia 21, às 20h00.

O pavilhão temático, logo à entrada do recinto, dedicado ao Mercado do Livramento, o principal local de comércio tradicional de Setúbal, espaço de convívio e encontro de setubalenses e visitantes.

A evolução cronológica do mercado, com os marcos mais significativos do equipamento desde a génese no Largo da Ribeira Velha ao atual edifício na Avenida Luísa Todi, é retratada no núcleo central do pavilhão, com mais de 15 metros de comprimento e oito de largura por seis de altura máxima.

Os produtos comercializados, as gerações de vendedores e as beneficiações realizadas no edifício do Mercado do Livramento são alguns dos elementos de uma exposição fotográfica e um documento audiovisual patentes no pavilhão da Câmara Municipal.

A abertura oficial da Feira de Sant’Iago está programada para dia 21, às 20h00, incluindo um discurso de inauguração da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, seguido de visita aos pavilhões temático e institucionais, com animação pelo TAS – Teatro de Animação de Setúbal e Teatro do Elefante.

As tasquinhas, os divertimentos e os stands de exposição têm presença garantida no certame, o qual regista a participação de perto de duas centenas de feirantes instalados no Parque Sant’Iago.

Um pátio dedicado aos produtos regionais, uma feira do livro e uma exposição de viaturas antigas são pontos de interesse do evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação Parque Sant’Iago.

A aposta num cartaz variado de espetáculos no Palco Amarsul, com música para todos os gostos ao longo dos 16 dias do certame, é um dos atrativos da Feira de Sant’Iago 2012, a funcionar até 5 de agosto, que conta, logo na abertura, com um concerto com a artista brasileira Vanessa da Mata, às 22h45. Antes, às 22h00, o palco pertence a Gonçalo Bilé.

No dia 22, às 21h30, há a “Grande Noite do Fado”, com Georgette de Jesus, Piedade Fernandes, Deolinda de Jesus, Maria Madalena, Rui do Cabo, Inês Duarte, Eduardo Silva, Vanessa Rodrigues e Catarina Ferreira, acompanhados pelos guitarristas Custódio Magalhães e Vítor Pereira. Na mesma noite, às 23h00, atua também Ana Lains.

O programa de espetáculos musicais conta também com as atuações de Aurea, a 23, das bandas jovens The Ballis Band, Wind Koala, Until Death Dies e Uaninanei, 24, e de Boss AC, 25. Na noite dedicada à OGAE Summer Party, a 26, estão confirmadas as presenças de Filipe Delgado, Carla Ribeiro, Ricardo Soler, Vânia Osório, Gerson Santos, Teresa Miguel e Bruno Correia. Todos os espetáculos são às 22h00.

Ainda em julho, atuam Toy, a 27, Janita Salomé com a Filarmónica de Idanha-a-Nova, 28, e David Fonseca, 29, atuações com início igualmente às 22h00. O espetáculo de Rap S. Sebastião Flow, a 30, e a noite setubalense, com os Alcorrazes, Massacotes, 4 sixties, Cantares do Sado e Trio Zagaia, às 21h00, e Jorge Nice, às 22h00, completam o cartaz em julho.

O cartaz de espetáculos em agosto é iniciado com as atuações de Luísa Sobral no dia 1 e Carminho a 2, ambos às 22h00. A Orquestra da Providência, às 22h00, e uma banda de tributo a Zeca Afonso, às 23h00, sobem ao palco no dia 3.

Uma noite dedicada à lusofonia, dia 4, às 22h00, com Chalo, de Angola, e Tércio Borges e os Democratas do Samba, do Brasil. Um espetáculo com José Cid, no dia 5, às 22h30, encerra o cartaz musical do certame.

Na Praça Mundo, espaço dinamizado pelas associações multiculturais da cidade e coletividades do Concelho, também há momentos musicais e demonstrações de danças tradicionais.

A programação do certame integra ainda a “Corrida de Touros Sant’Iago”, dia 4, às 22h00, na Praça de Touros Carlos Relvas, com os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e João Teles Júnior, e atividades desportivas dinamizadas por ginásios de Setúbal, ao longo dos 16 dias de feira, sempre ao final da tarde.

A Feira de Sant’Iago 2012 funciona de domingo a quinta-feira entre as 14h00 e a 01h00. Às sextas-feiras e sábados o horário é alargado até às 02h00.

Mais informações sobre o certame em www.feira-santiago.org.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign