13 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 6º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 05 de Novembro de 2012
Feira na Mourisca aquece outono

Venda, exposição e degustação de produtos regionais, passeios de natureza, workshops e ações de educação ambiental são atividades da 5.ª edição da Feira de Outono, a realizar no dia 11, na Herdade da Mourisca.

A Feira de Outono, com entrada gratuita, é organizada pela Reserva Natural do Estuário do Sado/Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e das juntas de freguesia do Sado e da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Produtos hortofrutícolas, mel, sal, ostras, pão, vinho, queijo e ervas aromáticas são algumas das mais de cinco dezenas de iguarias características desta época que podem ser encontradas e degustadas no certame, em perto de duas dezenas de expositores presentes no recinto, aberto das 09h00 às 18h00.

Um workshop sobre desenho de campo, a realizar entre as 09h30 e as 13h30, com um limite máximo de 15 participantes, integra também o programa do certame, devendo os interessados levar todos os utensílios necessários para a iniciativa, como folhas para aguarelas, lápis, borracha e pincéis.

A atividade, com a duração de cerca de quatro horas e um custo de cinco euros, é realizada mediante inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 968 542 581 e 265 541 157.

Passeios de barco no rio, das 11h00 às 14h00, e em veículos todo o terreno por trilhos de natureza, entre as 11h00 e as 16h00, ambos com inscrições no local e custo de dez euros, são igualmente dinamizados na Feira de Outono.

Refeições a preços acessíveis, confecionadas com produtos de agricultura biológica, podem ser degustadas na Ecotasca, espaço gastronómico a funcionar entre as 11h00 e as 17h30.

A exibição do documentário “Entre o Céu e as Marés”, obra de Daniel Pinheiro sobre as aves do Estuário do Sado, às 14h30, serve de preâmbulo para o workshop “O arroz como oportunidade”, com início às 15h00.

O encontro inclui os painéis temáticos “Cultivo de variedade regionais de arroz em modo de produção biológico”, por António Capoulas, da Agrobio, e “Espaço de conservação, lazer e aprendizagem na Lezíria do Tejo”, por Sandra Paiva, do Espaço de Visitação e de Observação de Aves.

A “Certificação do arroz de Alcácer do Sal”, por Jorge Zambujo, do Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado, é o último painel do workshop, seguindo-se um período de debate, previsto para as 16h10.

Passeios de barco no rio e em veículos todo o terreno por trilhos de natureza são também dinamizados na Feira de Outono, assim como um workshop subordinado à temática do arroz produzido na Reserva Natural do Estuário do Sado.

O certame inclui ainda iniciativas e jogos de educação ambiental, direcionadas para o público jovem, das 12h00 às 15h00, atividades circenses e animação de rua, das 12h00 às 14h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign