23 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 04 de Outubro de 2013
Feira observa natureza

Observação de aves, fotografia, palestras, workshops e atividades de educação pedagógica e de turismo de natureza fazem parte da 5.ª edição da ObservaNatura, evento a realizar nos dias 12 e 13, na Herdade da Mourisca.

A iniciativa, com as atividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Reserva Natural do Estuário do Sado e Troia Natura, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e outras entidades.

A ObservaNatura é dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, direta ou com recurso a binóculos ou a sofisticados telescópios de campo.

Mais de duas dezenas de intervenções, conduzidas por técnicos e especialistas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas e atividades ligadas ao turismo de natureza, decorrem nos dias 12 e 13 numa tenda instalada na Herdade da Mourisca, denominada de Espaço ObservaNatura.

A sessão de abertura da feira, dia 12, às 10h00, do conjunto de palestras agendadas conta com a participação da presidente da Câmara Municipal e Setúbal, Maria das Dores Meira, da presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Paula Sarmento, e de Célia Ferreira, da Sonae Turismo.

O evento a realizar na Herdade da Mourisca, com entrada gratuita, constituiu um ponto de encontro de agentes ligados ao turismo da natureza, no qual marcam presença mais de quatro dezenas de expositores de associações, empresas e outras entidades do setor, além de instituições públicas.

Na Loja da Natureza, espaço dividido entre o Moinho de Maré e o armazém, são disponibilizadas ao público publicações sobre as várias atividades que podem ser realizadas no âmbito do turismo de natureza, como percursos pedestres interpretativo e guias de natureza, entre outras informações.

O espaço da 5.ª edição da ObservaNatura, a funcionar a partir dass 10h00, com encerramento às 19h00 no dia 12 e às 18h00 a 13, dispõe de duas áreas de restauração, uma com serviço de almoços junto da Casa do Pão e outra uma esplanada perto do Moinho de Maré. O estacionamento custa um euro.

A possibilidade de contemplação de aves é um dos atrativos do evento, no qual existe um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré, apetrechado com telescópios, binóculos e guias de campo, equipamentos que permitem vislumbrar algumas das aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros.

As riquezas e potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são exploradas com um conjunto de atividades, que incluem passeios pedestres, de charrete, de canoa e em kayak, demonstrações de segway e um voo cativo em balão de ar quente até uma altura de trinta metros.

Na feira é ainda possível frequentar um conjunto variado de minicursos, direcionados para os mais velhos, enquanto os mais novos têm oportunidade de participar num conjunto de oficinas pedagógicas no âmbito da educação ambiental e experimentar um percurso de obstáculos de cordas.

Informações sobre as atividades do certame, umas de participação gratuita e outras pagas, e sobre todo o programa da ObservaNatura podem ser consultadas na página de internet www.observanatura.com.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign