20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
pesca 16 de Abril de 2012
Feira promove pesca lúdico-desportiva

A pesca lúdico-desportiva mostrou-se este fim de semana no Parque Urbano de Albarquel, num certame com exposição e venda de materiais, workshops e concursos.

A “II Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal”, uma das iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal o âmbito da décima edição dos  “Jogos do Sado”, programa com mais de três dezenas de eventos desportivos, proporcionou a interação e a partilha de conhecimentos entre os vários intervenientes nesta atividade.

Marcas e empresas náuticas marcaram presença com diverso material nesta iniciativa, realizada entre os dias 13 e 15, que teve como parceiros locais o Clube Naval Setubalense, o Grupo Desportivo “Os Amarelos” e o Clube de Amadores de Pesca de Setúbal.

Os materiais e acessórios de pesca lúdico-desportiva, como canas, carretes, anzóis, boias, chumbadas, vestuário e malas de transporte e armazenamento, a eletrónica marítima e os apetrechos para barcos, como coletes salva-vidas, ganchos e cordas, centraram as atenções, em terra, dos visitantes do certame.

Já na água, alguns destes equipamentos foram testados por atletas federados, pescadores amadores e mesmo curiosos pela prática da pesca lúdico-desportiva, comprovando inovações e experimentando os mais recentes materiais apresentados pelas marcas da especialidade.

Ernesto Lima, da organização dos “10.os Jogos do Sado”, fez um “balanço muito positivo” da segunda edição da iniciativa e destacou “a maior variedade de materiais presentes na parte de exposição”, que contou também com uma mostra de barcos vocacionados para a pesca desportiva.

A divulgação das potencialidades de Setúbal para a prática da pesca lúdico-desportiva em estuário e mar, com vários locais para o desenvolvimento desta atividade desportiva, foi um dos objetivos do evento, que procurou aliar as componentes prática e teórica com a dinamização de workshops temáticos.

O primeiro, sobre pesca à pluma, uma técnica complexa e pouco explorada, decorreu no sábado, com a presença de 12 pessoas. No domingo, perto de 40 participantes marcaram presença no workshop “Pesca com VINIS – Mar e Estuários”.

Uma ação de sensibilização e captação de jovens praticantes, intitulada “Pesca Lúdica e Desportiva em Estuários e Mar”, decorreu também no domingo. Com dezena e meia de participantes, a iniciativa foi desenvolvida, na parte da manhã, com uma componente teórica na Casa da Baía, enquanto à tarde as atividades práticas decorreram no Parque Urbano de Albarquel.

A competição foi outra componente em destaque na “II Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal”, com a realização de vários concursos, o primeiro no sábado, com a prova “Pesca ao Fundo – Surfcasting”, com 32 participantes, entre atletas federados e pescadores amadores, a partir do areal do Parque Urbano de Albarquel.

No domingo decorreu o “II Open de Kayak Fishing/Concurso aberto de Pesca em Kayak”, dinamizado por um grupo com 23 praticantes da modalidade.

Com um vasto leque de atividades, Ernesto Lima vinca que a “interatividade entre pescadores, comerciantes, dirigentes e associados é uma grande mais-valia” deste evento, pelo qual passaram “grandes ‘catedráticos’ da pesca lúdica e desportiva a nível nacional”.

Este responsável reforçou ainda que os expositores presentes se mostraram “satisfeitos pela evolução e presença no certame”, acreditando que este “pode vir a ser realizado ainda de forma mais intensa e participada” em futuras edições e com mais novidades na área da pesca lúdica e desportiva.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign