21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
reabertura 23 de Março de 2017
Feira Quinhentista reabre forte

A chegada do rei a Setúbal para construção do Forte de S. Filipe, no final do século XVI, inspira a Feira Quinhentista, certame, de 30 de março a 2 de abril, que marca a reabertura ao público do monumento nacional.

O certame temático, organizado pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, conta com várias tendas de comércio de artesanato e de restauração, instaladas ao longo da estrada de acesso ao forte, desde o primeiro portão até ao largo da entrada principal da fortificação.

Em paralelo, decorrem ao longo dos quatro dias do evento inúmeras atividades, protagonizadas por cerca de meia centena de artistas, que convidam os visitantes a viajar até ao século XVI.

Um povoado rural instalado numa zona específica do recinto recria o quotidiano camponês da época, enquanto, no túnel de acesso ao edifício, uma das áreas que agora reabrem ao público, está patente a exposição “Tortura Medieval”, na qual se exibem instrumentos e aparatos utilizados nas práticas de tortura durante a Idade Média.

O certame inclui outras exposições temáticas, nomeadamente de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais, de caligrafia e iluminura da época, assim como uma mostra de armas e de jogos de tabuleiro típicos daquele período.

A Feira Quinhentista reserva, igualmente, acampamentos com exibição e demonstrações de voo livre de aves de rapina, bem como de exposição e demonstração de armas de combate e de cães de grande porte.

As animações temáticas proliferam por vários pontos do Forte de S. Filipe, incluindo a área que agora reabre ao público, nomeadamente o referido túnel de acesso e a esplanada que proporciona uma vista panorâmica sobre Setúbal e a baía do rio Sado.

O acesso a estes espaços é restaurado no seguimento de um contrato de concessão, celebrado a 25 de janeiro entre o Grupo Pestana Pousadas e a Câmara Municipal de Setúbal, através do qual a empresa, sem possibilidade de reabrir a pousada ali existente até que estejam concluídas as obras de consolidação da encosta, cedeu, temporariamente, à autarquia, a gestão das zonas correspondentes ao bar e esplanada daquela unidade hoteleira.

A Feira Quinhentista abre ao público no dia 30, às 19h00, altura em que têm início as primeiras animações de rua, a cargo de Kinessis, com malabarismos, teatro e pirofagia, dos Gaiteiros da Bardoada, com música de inspiração medieval e renascentista, e do Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros.

No segundo dia do certame, a 31, a abertura das portas regista-se às 15h00, sendo que, às 15h30, o grupo Agape dá início à animação de rua, dando a vez, às 16h00, ao Kinessis.

O grupo Espada Lusitana conduz, às 17h00, mesas pedagógicas com exposição de armaria e equipamento militar ofensivo e defensivo e, às 19h00, demonstrações de combate apeado.

No intervalo, Diana Falco faz, pelas 18h00, demonstrações de voo livre de aves de rapina.

Os Gaiteiros da Bardoada atuam às 19h30, enquanto, às 20h00, há um espetáculo de danças orientais com inspiração em tabernas, a cargo de Al-Nawar.

O Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros atua às 21h00, com a Espada Lusitana a regressar, às 21h30, para a recriação da ronda pelos baluartes do forte.

O programa deste segundo dia termina com um espetáculo de fogo pelo Kinessis, com início às 22h00, e uma última atuação dos Gaiteiros da Bardoada, a partir das 23h30.

No dia 1 de abril a Feira Quinhentista abre às 13h00. Entre as 15h00 e as 16h30 há jogos medievais para crianças e danças e animações de rua com Agape, ArsLuce, Kinessis e Gilteatro, seguindo-se, às 17h00, as oficinas pedagógicas da Espada Lusitana e, às 18h00, as exibições de aves de rapina da Diana Falco.

Os Recanto apresentam um espetáculo de música de inspiração medieval às 18h30, que antecede nova demonstração, às 19h00, da Espada Lusitana, grupo que regressa, mais uma vez, às 21h30, para a ronda dos baluartes.

A música, a pirofagia e a animação de rua preenchem o restante programa do dia 1, entre as 19h30 e a hora de encerramento, às 23h30, com os Gaiteiros da Bardoada, Al-Nawar, o grupo de danças de Alhos Vedros, Kinessis e Gilteatro.

A programação do derradeiro dia da Feira Quinhentista, 2 de abril, domingo, desenrola-se entre as 13h00 e as 19h30, com as animações a terem início às 15h00 com jogos medievais para crianças.

Animação de rua, malabarismos, aves de rapina e demonstrações de equipamento militar são conduzidas, novamente, por Agape, às 15h30, Kinessis, às 16h00, Gilteatro, às 16h30, Espada Lusitana, às 17h00 e 18h30, e Diana Falco, às 18h00.

Os 13 grupos envolvidos nos espetáculos e nas animações de rua participam, em conjunto, na cerimónia de encerramento da Feira de Quinhentista, com início agendado para as 19h30.

As entradas no certame têm o valor de dois euros por pessoa. Grupos de quatro pagam seis euros e crianças até aos 12 anos têm entrada livre.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign