18 de Outubro de 2017
14º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 02 de Julho de 2015
Férias põem alunos à volta dos livros

A promoção do livro e da leitura, de um modo divertido e pedagógico, é estimulada durante as férias escolares no Clube de Leitura de Verão, iniciativa gratuita a decorrer até dia 29 na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

“Olá, pessoal!”, cumprimenta Eva, uma das jovens que frequentam a atividade, dinamizada pela Câmara Municipal, de ocupação de tempos livres das crianças e dos jovens, enquanto estaciona a bicicleta junto da porta da biblioteca.

Passam poucos minutos das dez. Despreocupados dos testes, exames nacionais e da rotina escolar, os membros do “clube” começam a chegar, um a um, ao ponto de encontro, onde os esperam duas técnicas da Autarquia que dão apoio aos participantes.

O Clube de Leitura de Verão tem um total de 33 inscritos, com atividades às segundas e quartas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00, para crianças dos 8 e 11 anos, e às terças e quintas, igualmente de manhã, para jovens dos 12 aos 17.

Não há apresentações, porque a grande maioria é reincidente nesta iniciativa, facto que facilita o trabalho das responsáveis do programa de incentivo da leitura e de divulgação da Biblioteca Pública de Setúbal enquanto espaço pedagógico. “Há uma grande cumplicidade entre todos”, confessa a técnica Mónica Sousa.

Além de garantir uma participação ativa e dinâmica dos jovens, o projeto envolve a leitura de livros e a realização de trabalhos a partir dos mesmos, como escrita criativa, dramatizações e jogos didáticos.

A folha de presença roda por todos. O grupo está todo presente. “Meninos, organizem-se em grupos de quatro”, pede a animadora Ana Sofia Marques.

A tarefa é serem criativos na escrita de uma entrevista e de um telejornal para ser apresentado no dia 29, data do encerramento do Clube de Leitura de Verão. Nessa data, os alunos têm ainda de apresentar um trabalho a Teresa Martinho Marques sobre as obras desta escritora “Provérbios Repenteados”, “Mão Cheia de Mãos” e “Das Palavras.

O grupo de Manuel, Eva, Ricardo, Joana, Tomás e Miguel é o mais barulhento. As cabeças trabalham, cada uma com uma ideia diferente. “Eu não quero falar pouco, por isso na parte em que sou eu a falar temos de escrever muito!”, expressa Manuel.

Já o grupo de Tomás, 12 anos, e João, 13, entretém-se a escrever versos como “aqui no Clube de Leitura, a diversão sempre dura.”

O programa da 19.ª edição do Clube de Leitura de Verão inclui ainda a dinamização de atividades no exterior, às sextas-feiras, destinadas a todos os participantes, com visitas, entre as 10h00 e as 16h00, a locais de interesse histórico, lúdico e cultural.

A primeira destas atividades realizou-se a 26 de junho, com uma visita ao Convento de Jesus. Em julho, as ações de exterior incluem visitas à Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e ao Moinho da Maré da Mourisca, dia 3, e aos estúdios da RTP, em Lisboa, e ao Museu do Ar, em Sintra, a 10.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign