16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
lazer 27 de Junho de 2016
Fest'Asso de olho no Europeu

Gastronomia local, acompanhada de muita música, o visionamento dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol e demonstrações de atividades do movimento associativo são oferecidos no Fest’Asso, que abriu portas no dia 25 no Largo José Afonso.

A partida Portugal-Croácia contribuiu para uma enchente logo na primeira noite do certame, visionado num ecrã gigante de 5 por 3 metros enquanto se degustavam petiscos nas esplanadas das tasquinhas.

As coletividades, principal energia motora deste género de certames, convidam a clientela a degustar os mais variados pratos. Choco, ovas, camarão, santola e lambujinhas, iguarias servidas à moda de Setúbal, são algumas das opções. As bifanas, os hambúrgueres, os cachorros e os caracóis também não faltam em cima da mesa.

A iniciativa, uma organização conjunta da União de Freguesias de Setúbal e da ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, dá continuidade às dinâmicas de promoção do trabalho do movimento associativo e procura manter viva as tradições populares locais.

Durante dezasseis dias, até 10 de julho, o Fest’Asso passa os vários jogos televisionados do Europeu de futebol, incluindo os de Portugal, o próximo já no dia 30, às 20h00, contra a Polónia.

Além de muito futebol e gastronomia, servida numa dezena de espaços, utilizados rotativamente pelas dezoito associações e coletividades presentes, medida fomentada com o intuito de promover o estreitamento de laços entre os participantes, os visitantes dispõem de divertimentos, mostras de artesanato e diversos momentos de animação e música.

“Espero que todos desfrutem da música, do futebol e da gastronomia. E lembrem-se de que estão aqui também para apoiar o movimento associativo do concelho”, salientou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, confiante no sucesso da festa.

O primeiro dia do certame contou com um concerto dos Central Rock, sendo que as horas dos espetáculos dependem dos horários de transmissão dos jogos do Europeu, estimando-se que se iniciem após o fim do último jogo do dia.

No segundo dia do Fest’Asso, a 26, o Vitória Futebol Clube apresentou, ao final da tarde, um sarau de ginástica, seguindo-se um concerto de Fátima Dias.

O dia 27, no mesmo horário, é animado com uma atuação do Coral Infantil de Setúbal, seguindo-se um momento musical com João Rosa.

Os Bombeiros Sapadores de Setúbal organizam uma formação em Suporte Básico de Vida, no dia 28, entre as 19h00 e as 21h00. No mesmo dia, André Patrão atua no palco do Fest’Asso.

No dia 29, é a vez de o Clube de Ténis de Mesa de Setúbal e do Clube Futebol “Os Sadinos” dinamizarem um espaço de ténis de mesa, entre as 19h00 e as 21h00, seguindo-se um concerto de Banza.

Estudantes universitários animam as noites de dia 30 de junho e 7 de julho. A 1 de julho, Toy sobe ao palco do Fest’Asso, enquanto no dia 2 atuam os Alcorrazes.

A 3 de julho, o aikido e o taekwondo ocupam o Largo José Afonso, entre as 17h30 e as 19h30, atividades dinamizadas pela Secção de Aikido do Vitória Futebol Clube e pela Academia Taekwondo de Casal das Figueiras. Nessa noite, atuam os Irmãos Cabanas.

O Clube Naval Setubalense mostra hóquei em patins no dia 4, entre as 19h30 e as 21h00, seguindo-se um espetáculo por Marco Vigário. A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa promove no dia 5, entre as 19h00 e as 21h00, uma aula de zumba, seguindo-se um concerto de Jorge Nice, enquanto a 6 é a vez de os Amigos do Xico da Cana atuarem.

O Vitória Futebol Clube desenvolve uma demonstração de râguebi no dia 8, entre as 19h00 e as 20h00, seguida de um momento musical pelos Klássicos.

No dia 9, entre as 19h00 e as 21h00, a Água de Beber e a Elite Fight Gym dinamizam uma aula de capoeira e muay thai, noite que inclui um concerto de Ana Ritta.

No último dia de certame, a 10 de julho, que coincide com a final do Campeonato Europeu de Futebol 2016, há uma noite de sevilhanas.

O certame funciona de domingo a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, enquanto às sextas e aos sábados o horário é alargado até às 02h00. Nos dias em que os jogos do Campeonato Europeu de Futebol começam mais cedo, as portas do certame abrem antes das 18h00, para proporcionar o visionamento da transmissão televisiva

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign