24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
festa 21 de Junho de 2016
Fest'Asso mostra trabalho associativo

Gastronomia, artesanato, música, visionamento de jogos do Campeonato Europeu de Futebol e demonstrações de atividades do movimento associativo são atrativos do Fest’Asso 2016, que se realiza entre 25 de junho e 10 de julho, no Largo José Afonso.

O certame, apresentado no dia 21, de manhã, numa organização conjunta da União das Freguesias de Setúbal e da ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, dá continuidade às dinâmicas de promoção do trabalho do movimento associativo e procura manter viva as tradições populares locais.

Durante dezasseis dias, vários jogos do Euro 2016, incluindo os de Portugal, são exibidos num ecrã gigante de 5 por 3 metros instalado no Largo José Afonso, recinto que dispõe de tasquinhas, divertimentos, mostras de artesanato e diversos momentos de animação e música.

Central Rock, Toy, Jorge Nice, Ana Ritta, Fátima Dias, Alcorrazes, Conjunto Típico Os Amigos do Xico da Cana, Irmãos Cabanas, João Rosa, André Patrão, Banza, Marco Vigário e Klássicos são os nomes que passam pelo palco do Fest’Asso 2016, a par de espetáculos de tunas e sevilhanas.

“O apoio ao movimento associativo continua a ser o principal objetivo”, salientou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, no dia 21, de manhã, em conferência de imprensa, na Casa da Baía. “Nesta edição, há demonstrações de atividades das associações do território.”

O Fest’Asso, cujo orçamento ronda os 25 mil euros e no qual são esperados milhares de visitantes, realiza-se numa “zona de referência de Setúbal e cada vez mais apetrechada de melhores condições de usufruto para a população”, realçou Rui Canas.

Este evento popular, com demonstrações, a partir das 19h00, de atividades de associações e coletividades, abertas à população em geral, possibilita a “angariação de novas pessoas para o movimento associativo”, referiu a vereadora das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.

O primeiro dia do certame, a 25, com abertura às 20h00, é inaugurado com um concerto dos Central Rock, sendo que as horas dos espetáculos dependem dos horários de transmissão dos jogos do europeu, estimando-se que se iniciem após o fim do último jogo do dia.

No segundo dia do Fest’Asso, a 26, o Vitória Futebol Clube apresenta, entre as 19h00 e as 20h00, um sarau de ginástica, seguindo-se um concerto de Fátima Dias, enquanto no dia 27, no mesmo horário, há uma atuação do Coral Infantil de Setúbal, seguindo-se um momento musical com João Rosa.

Os Bombeiros Sapadores de Setúbal organizam uma formação em Suporte Básico de Vida, no dia 28, entre as 19h00 e as 21h00. No mesmo dia, André Patrão atua do palco do Fest’Asso.

No dia 29, é a vez de o Clube de Ténis de Mesa de Setúbal e do Clube Futebol “Os Sadinos” dinamizarem um espaço de ténis de mesa, entre as 19h00 e as 21h00, seguindo-se um concerto de Banza.

Estudantes universitários animam as noites de dia 30 de junho e 7 de julho. No dia 1 de julho, Toy sobe ao palco do Fest’Asso, no dia 2 atuam os Alcorrazes.

A 3 de julho, o aikido e o taekwondo ocupam o Largo José Afonso, entre as 17h30 e as 19h30, atividades dinamizadas pela Secção de Aikido do Vitória Futebol Clube e pela Academia Taekwondo de Casal das Figueiras. Nessa noite, atuam os Irmãos Cabanas.

O Clube Naval Setubalense mostra hóquei em patins no dia 4, entre as 19h30 e as 21h00, seguindo-se um espetáculo por Marco Vigário. A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa promove no dia 5, entre as 19h00 e as 21h00, uma aula de zumba, seguindo-se um concerto de Jorge Nice, enquanto a 6 é a vez de os Amigos do Xico da Cana atuarem.

O Vitória Futebol Clube desenvolve uma demonstração de râguebi no dia 8, entre as 19h00 e as 20h00, seguida de um momento musical pelos Klássicos, enquanto no dia 9, entre as 19h00 e as 21h00, a Água de Beber e a Elite Fight Gym dinamizam uma aula de capoeira e muay thai, noite que inclui um concerto de Ana Ritta.

No último dia de certame, a 10 de julho, dia que coincide com a final do Campeonato Europeu de Futebol 2016, há uma noite de sevilhanas.

Com exceção de dia 25, com abertura às 20h00, o certame funciona de domingo a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, enquanto às sextas e aos sábados o horário é alargado até às 02h00. Nos dias em que os jogos do Campeonato Europeu de Futebol começam mais cedo, as portas do certame abrem antes das 18h00, para proporcionar o visionamento da transmissão televisiva.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign