23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
francofonia 06 de Março de 2014
Festa celebra francofonia

As riquezas culturais dos países francófonos estão em evidência durante a “Festa da Francofonia”, programa com cinema, exposições, encontros, literatura, música e fotografia, que decorre entre os dias 8 e 29 no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A iniciativa, uma parceria entre a Câmara Municipal e a Alliance Française de Setúbal, tem início no dia 8, às 15h00, com a exibição da curta-metragem “Le monde à l’envers”, de Sylvain Desclous, que, tal como todas as obras projetadas durante o programa, está legendada em português.

O primeiro dia conta ainda, às 15h45, com a inauguração da exposição “A l’école”, seguindo-se, às 16h30, uma palestra de António Galrinho intitulada “Maternidade na pintura francesa do século XIX”.

O programa reserva nos dias 15 e 22 duas tardes de cinema, dedicadas em particular ao registo de curta-metragem. A partir das 15h00 são exibidas as obras “A la française”, de William Lorton, “Cul de bouteille”, de Jean-Claude Rozec, “Fard”, de David Alapont e Luis Briceno, e “L’accordeur”, de Olivier Treiner.

As sessões incluem ainda as curtas “Une petite histoire de l’image animée”, de Joris Clerté, “Dripped”, de Léo Verrier, e “Allan”, de Frédéric Azard.

A 20 de março, Dia da Francofonia, decorrem momentos de poesia a partir das 15h00, com leitura pelo público e por alunos da Alliance Française de Setúbal, e às 16h30 há um momento musical com clássicos franceses por Luís Tavares, António Ouro, Eduardo Pereira, Orlando Valadas, João Oliveira, Osvaldo Picoto, Maria Nunes e Ana Rosa, e “Bolero de Ravel”, com interpretação e coreografia de Cláudia Costeira e Maria Elisa Costeira.

A festa continua no Museu do Trabalho Michel Giacometti no dia 22, data em que, além da sessão cinematográfica já anunciada, se realiza, a partir das 17h00, a cerimónia de entrega do prémio do concurso fotográfico “Dis-moi dix mots”.

No dia 29, às 15h00, a Tarde Intercultural intitulada “A escola” encerra o programa da Festa da Francofonia, num encontro que inclui um apontamento musical e em que os participantes partilham memórias das escolas primárias do passado e do presente.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign