24 de Abril de 2018
20º
max. 25º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
azeitão 08 de Setembro de 2014
Festa cumpre tradição com 291 anos

As Cavalhadas à antiga portuguesa foram o ponto alto da Festa de Nossa Senhora da Saúde, certame realizado entre os dias 5 e 7, em Vila Fresca de Azeitão, com música, artesanato e momentos de celebração religiosa.

A realização das cavalhadas à antiga portuguesa, no dia 6, à tarde, voltou a contar com muito público a apreciar a tradicional prova equestre com origem no século XVIII, competição com cavaleiros que se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.

A presença de duas dezenas de cavaleiros, “número já habitual nesta prova tradicional”, como sublinhou o presidente da Sociedade Filarmónica Providência, Pedro Marquês de Sousa, foi dos momentos mais aguardados da Festa de Nossa Senhora da Saúde.

O evento, organizado pelo Centro Equestre Quinta do Ervideiro, decorreu na denominada Estrada do Rio, via perpendicular à Estrada Nacional 10, e teve como vencedor José Carlos Fernandes. Em segundo lugar ficou Simão Silva, enquanto o terceiro lugar do pódio foi arrebatado por José Fernandes.

Espaços com artesanato, tasquinhas com gastronomia variada e divertimentos para os mais novos foram atrativos da Festa de Nossa Senhora da Saúde, certame que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“A noite de abertura foi a que registou mais público. Já na noite de sábado [dia 6], devido às condições meteorológicas adversas, houve menos afluência e tivemos mesmo de cancelar a animação de baile devido à pluviosidade intensa”, adiantou Pedro Marquês de Sousa.

A festividade popular, criada em 1723, organizada numa parceria da Sociedade Filarmónica Providência com a Paróquia de São Simão, com os apoios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Azeitão e de outras entidades, decorreu ao longo de três dias num recinto instalado junta da junto da Igreja de São Simão.

A animação musical, em vários momentos ao longo do programa festivo, contou com atuações de Jorge Nice, do grupo de música tradicional ToquiVozes, da Orquestra Ligeira Bohémia da Sociedade Filarmónica Providência, a par do duo musical Júlio & Tony.

Uma aula de ginástica dinamizada pela Sociedade Filarmónica Providência, durante a manhã, e uma missa e uma procissão solene que percorreu as ruas de Vila Fresca de Azeitão, tradição com 291 anos, foram notas de destaque no último dia das celebrações.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign