24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
azeitão 08 de Setembro de 2014
Festa cumpre tradição com 291 anos

As Cavalhadas à antiga portuguesa foram o ponto alto da Festa de Nossa Senhora da Saúde, certame realizado entre os dias 5 e 7, em Vila Fresca de Azeitão, com música, artesanato e momentos de celebração religiosa.

A realização das cavalhadas à antiga portuguesa, no dia 6, à tarde, voltou a contar com muito público a apreciar a tradicional prova equestre com origem no século XVIII, competição com cavaleiros que se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.

A presença de duas dezenas de cavaleiros, “número já habitual nesta prova tradicional”, como sublinhou o presidente da Sociedade Filarmónica Providência, Pedro Marquês de Sousa, foi dos momentos mais aguardados da Festa de Nossa Senhora da Saúde.

O evento, organizado pelo Centro Equestre Quinta do Ervideiro, decorreu na denominada Estrada do Rio, via perpendicular à Estrada Nacional 10, e teve como vencedor José Carlos Fernandes. Em segundo lugar ficou Simão Silva, enquanto o terceiro lugar do pódio foi arrebatado por José Fernandes.

Espaços com artesanato, tasquinhas com gastronomia variada e divertimentos para os mais novos foram atrativos da Festa de Nossa Senhora da Saúde, certame que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“A noite de abertura foi a que registou mais público. Já na noite de sábado [dia 6], devido às condições meteorológicas adversas, houve menos afluência e tivemos mesmo de cancelar a animação de baile devido à pluviosidade intensa”, adiantou Pedro Marquês de Sousa.

A festividade popular, criada em 1723, organizada numa parceria da Sociedade Filarmónica Providência com a Paróquia de São Simão, com os apoios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Azeitão e de outras entidades, decorreu ao longo de três dias num recinto instalado junta da junto da Igreja de São Simão.

A animação musical, em vários momentos ao longo do programa festivo, contou com atuações de Jorge Nice, do grupo de música tradicional ToquiVozes, da Orquestra Ligeira Bohémia da Sociedade Filarmónica Providência, a par do duo musical Júlio & Tony.

Uma aula de ginástica dinamizada pela Sociedade Filarmónica Providência, durante a manhã, e uma missa e uma procissão solene que percorreu as ruas de Vila Fresca de Azeitão, tradição com 291 anos, foram notas de destaque no último dia das celebrações.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign