11 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
revelação 02 de Dezembro de 2016
Festa distingue sucesso de jovens

O talento, a irreverência e a determinação de 14 jovens que se destacaram durante o ano em diversas áreas da sociedade estiveram em evidência numa gala realizada no dia 30 à noite no Fórum Municipal Luísa Todi.

Os homenageados foram os protagonistas da Festa Jovens Revelação, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que distingue pessoas naturais e residentes do concelho, com idades entre os 12 e os 35 anos, que assumiram um papel importante, a nível local e nacional, em distintos setores, este ano com foco no desporto, cinema, música, investigação, dança, moda e soldadura.

“Estamos aqui perante 14 evidências de excelência setubalense. Aplaudimos o vosso talento, perseverança, inteligência, irreverência e determinação”, referiu o vereador da autarquia com o pelouro da Juventude, Pedro Pina, no início da cerimónia.

Com o Fórum Luísa Todi esgotado, o autarca falou diretamente aos jovens, pedindo-lhes que contribuam para um futuro mais justo, solidário e democrático. “O caminho até lá é longo. É o caminho do trabalho. O mesmo caminho que temos vindo a percorrer em Setúbal para transformar esta cidade num espaço mais humano, mais funcional, mais amigo do ambiente, mais desportivo e com mais cultura.”

Pedro Pina notou ainda a importância fundamental destes jovens não só para o futuro da sociedade, mas também para a realidade atual. “Por isso é que, hoje, aqui, saudamos não só o vosso talento, mas acima de tudo hoje saudamos o futuro. E saudamos o nosso presente, o vosso presente. Na verdade, são vocês que, hoje, fazem este presente e o nosso futuro.”

Um presente e um futuro que têm nomes, chamados, um a um, ao palco da Festa Jovem Revelação 2016.

Nídia Andreia Ideias, 17 anos, um dos prémios Jovens Revelação 2016, atingiu o primeiro nível de cinturão negro no aikido com mestres japoneses e, aos 15, tornou-se a praticante portuguesa mais nova de sempre a ser treinadora da modalidade. “Estar hoje aqui significa muito para mim. São muitos anos de treino, uma grande luta. Superei-me”, salientou, minutos antes de receber a distinção.

Gabriel Cândido dos Santos, 19 anos, foi distinguido pelos feitos no kickboxing. “No dia em que soube que vinha receber este prémio tinha um campeonato. Fiquei tão motivado que competi ainda com mais empenho.”

Já João Colaço, 27 anos, praticante de diversas modalidades de desporto adaptado, vê nesta homenagem “a possibilidade de conseguir treinar num clube grande” que lhe possa “abrir mais portas no mundo da competição”.

Joana Silva, 21 anos, tem possivelmente aquela que pode ser considerada a profissão menos esperada para uma mulher, soldadora. Diz que só custa começar e que depois o hábito ajuda a aguçar o engenho. “Não me sinto posta de lado por ser mulher. Estar aqui hoje e ter este reconhecimento prova isso mesmo. Estou no bom caminho e quero aprofundar as minhas competências.”

Leonardo Domingos, 20 anos, também soldador, foi igualmente distinguido. Um prémio do qual o amigo Jairo Carrasco ficou fiel depositário, uma vez que o jovem distinguido se encontra fora de Portugal a representar o país num campeonato internacional de profissões.

Já Diana Lima, 28 anos, produtora e argumentista, cedo despertou para o mundo do cinema e teve oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolve numa curta-metragem apresentada na gala. O reconhecimento como Jovem Revelação 2016 foi “inesperado” e fá-la “continuar a lutar numa área pouca desenvolvida e pouco apoiada no país”.

Na sétima arte, a segunda distinção da noite foi entregue a Pedro Almeida, 25 anos, realizador e autor do teledisco “Vaiapraia”, exibido na gala.

A paixão pela moda desde a infância levou Viviana Casimiro, 18 anos, a subir ao palco do Fórum Luísa Todi, bem como Bárbara Gavaia, 19, e Alícia Isabel, 17. Na área da moda, foi igualmente distinguida a jovem Linda Cardoso, 23 anos, atualmente na Polónia a representar Portugal num desfile internacional.

O momento de dança oriental protagonizado na gala por Catarina Branco, 24 anos, mostrou o porquê de esta distinção lhe ter sido entregue. Com 15 prémios nacionais e internacionais, é a bailarina portuguesa mais galardoada.

Diogo dos Santos Ferreira, 25 anos, foi outro dos homenageados, pelo seu contributo para a investigação na área da História Contemporânea. “É o reconhecimento de três anos de trabalho que tenho dedicado exclusivamente à história local de Setúbal e uma motivação extra para continuar a dar tudo o que tenho para a construção de uma memória da comunidade em que os cidadãos possam ser herdeiros de um legado cultural.”

Diogo Catatão, 17 anos, mais conhecido por DJ Hardblend, depois da distinção pela música que tem apresentado no país, foi o responsável pela animação da sala, ao mostrar o trabalho que desenvolve num set compilado com vários estilos, ao longo de 15 minutos.

Os catorze jovens homenageados nesta Gala Jovens Revelação 2016 são os Embaixadores da Juventude de Setúbal durante o próximo ano.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign