24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
animação 31 de Maio de 2013
Festa divulga valências do mar

O final do ano letivo é celebrado com o novo evento “Há Festa no Rio”, que integra um vasto programa de animação e uma mostra de atividades ligadas ao mar, a realizar no dia 8, no Parque Urbano de Albarquel.

No certame, de entrada livre, a decorrer entre as 10h00 e as 19h00, a Escola Secundária Sebastião da Gama, o Agrupamento Vertical de Escolas de Aranguez e a Fundação Escola Profissional de Setúbal expõem, em stands próprios, trabalhos de alunos feitos durante o ano letivo. Noutro espaço há uma mostra de artigos elaborados com escamas de peixe.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, inclui atividades náuticas, entre as quais canoagem, remo, botiboats e vela, enquanto alunos da EB1 das Areias e da EB1 Fonte do Lavra cantam temas dedicados ao mar, a partir das 11h30.

Uma “hora do conto” sobre o livro “O peixinho descontente”, da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, às 15h30 e às 17h00, e um apontamento cénico com base em “A Estante”, da companhia de teatro TAS, com poemas sobre o mar, às 18h00, são outras atividades da programação dedicada aos mais novos.

Ao longo do dia é possível assistir ao amanhar de redes por pescadores e ver como se fazem rendas de bilros. Modelagem de balões, pinturas faciais e construção de barcos de papel são outras ações a decorrer.

Os seniores marcam igualmente presença no certame com uma atividade de dança pelos utentes do projeto “Desportivamente em (Re)Forma”, agendada para cerca das 17h10, a que se segue uma atuação de Os Massacotes, grupo típico setubalense de música e cantares tradicionais.

Atividades de “show cook” são apresentadas pelo restaurante Espaço de Setúbal e pela Sesibal – Cooperativa de Pescas de Setúbal, Sesimbra e Sines, bem como pela Escola de Hotelaria e Turismo e pela Docapesca.

Workshops de pesca apeada e embarcada são propostas do Clube de Amadores de Pesca de Setúbal e do Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

Durante a manhã é possível participar numa visita guiada a barcos tradicionais, à lota e ao Mercado do Livramento, com início às 10h00.

A sensibilização ambiental é outra vertente do “Há Festa no Rio”, com a dinamização de ateliers pela Marlisco, de alerta para os lixos acumulados nos oceanos, pela EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, que informa sobre o projeto de expansão marítima nacional, e pela agência ENA – Energia e Ambiente da Arrábida, com um jogo da glória.

O “Há Festa no Rio” é uma iniciativa do projeto “Mar Pedagógico”, de divulgação e promoção de várias ações relacionadas com a atividade marítima na região de Setúbal, envolvendo as crianças e os jovens em idade escolar.

Este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar, é desenvolvido localmente numa experiência-piloto dinamizada com o Agrupamento Vertical de Escolas de Aranguez, com a Fundação Escola Profissional de Setúbal e com a Escola Secundária Sebastião da Gama.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign