12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
atletismo 05 de Maio de 2014
Festa do atletismo junta 1500

Mais de 1500 corredores, entre populares e atletas federados, são esperados no dia 11, de manhã, na 25.ª edição da Meia Maratona de Setúbal e nas provas do Circuito Nacional de Estrada e na Mini Maratona das Famílias.

Na apresentação do evento, realizada no dia 5, no Novotel de Setúbal, o diretor da prova, Domingos Vieira, salientou que a Meia Maratona de Setúbal já conta com 25 anos e que, “para a competição chegar onde chegou, tal era impossível sem o apoio que a Câmara Municipal tem dado ao longo de todo este tempo”.

Domingos Vieira sublinhou ainda que a meia maratona sadina chegou a constar na quarta posição do ranking das provas mais importantes do País elaborado pela Federação Portuguesa de Atletismo nos anos de 2002 e 2003.

Para a edição das bodas de prata da meia maratona, organizada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal (CCD-TCMS), estão confirmados os atletas federados Luís Feiteira e Alberto Chaíça, existindo ainda a “possibilidade de mais atletas de renome confirmarem a participação até ao dia da corrida”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal enalteceu, durante a apresentação, o trabalho desenvolvido por Domingos Vieira, “o grande dinamizador da prova”, e salientou que “a Meia Maratona de Setúbal é uma das melhores formas de dar a conhecer Setúbal, uma terra com tanto para oferecer”.

Para Maria das Dores Meira, os diferentes percursos que a prova tem conhecido nas diferentes edições proporcionam aos participantes a oportunidade de dar a conhecer “locais da cidade que de outra forma escapariam à maioria das pessoas”.

A autarca considera que a Meia Maratona de Setúbal, “pela importância e tradição” que tem, “é muito mais do que uma prova desportiva”, pois revela o património urbano, cultural e turístico, em particular na vertente gastronómica, do concelho.

Os 21.097 metros do percurso desta edição apresentam algumas alterações em relação a 2013, com a prova a centrar-se agora um pouco mais na malha urbana e a evitar a zona industrial da Mitrena.

A subintendente Célia Miranda, da PSP de Setúbal, alertou que a circulação rodoviária em Setúbal poderá ser alvo de alguns transtornos no decorrer da prova, “algo natural e facto para o qual se pede especial compreensão à população que não participa na prova”.

Os recordes atuais da Meia Maratona de Setúbal pertencem, nos homens, a Martin Sulle, da Tanzânia, com 01h01’25, alcançado em 2002, e, nas mulheres, a Alina Ivanova, da Rússia, com 01h10’11, registado em 2004.

Em paralelo à Meia Maratona decorre a prova 10Km – Circuito Nacional de Estrada, uma prova dinamizada pela Xistarca, que dá ainda apoio técnico ao evento.

Além das provas de competição, realiza-se a Mini Maratona das Famílias ACM, de cariz lúdico e com um percurso de cinco quilómetros, a maioria dos quais num circuito traçado pela Avenida Luísa Todi e a área circundante ao centro histórico da cidade. Todas têm início junto do Largo José Afonso, às 10h00.

As inscrições para a meia e mini maratonas encontram-se abertas ao dia das provas. Até quarta-feira os registos na Meia Maratona têm o valor de 12 euros, enquanto na Mini é de oito. Entre os dias 8 e 11, os valores sobem, no primeiro caso, para 15 euros, e, no segundo, para dez euros.

As inscrições podem ser feitas através dos endereços m.maratona.setubal@gmail.com e xistarca1986@sapo.pt, pelos telefones 265 235 370 e 265 235 440, pelo fax 265 235 770 ou ainda por correio, para Apartado 556, 2911-901 Setúbal.

Na apresentação do evento, marcaram presença o presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, Manuel Aguiar, os representantes dos principais patrocinadores, nomeadamente Mário Pereira, do ACM/YMCA, Nuno Maia Silva, da Secil, Vítor Cabaça, da Água Serra da Estrela, Rafael Figueiredo, da Citroën, e Estêvão Bourbon e Vanda Correia, da McDonald’s.

Só na McDonald’s verifica-se um apoio às provas através do fornecimento de nove mil garrafas de água e de duas mil peças de fruta.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign