18 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 31 de Março de 2017
Festa do cinema à italiana

Setúbal recebe a 10.ª Festa do Cinema Italiano, que inclui a exibição de filmes produzidos no último ano, entre os quais uma antestreia nacional, com sessões nos dias 7, 8 e 9 no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O objetivo do certame, organizado pela Associação Il Sorpasso desde 2008 e ao qual Setúbal aderiu em 2016 pela primeira vez, como extensão, é reforçar a presença do novo cinema italiano junto do grande público português.

A edição deste ano da Festa do Cinema Italiano decorre simultaneamente em Setúbal, Lisboa, Porto e Coimbra, de 5 a 13 abril, e segue depois para outras 15 cidades portuguesas e três países, Brasil, Angola e Moçambique.

O festival exibe, ao longo de nove dias, nas quatro cidades, longas e curtas-metragens de ficção ou documentário produzidas no último ano, com filmes aplaudidos pelo público e pela crítica internacional e selecionados pelos melhores certames de cinema do mundo.

Em Setúbal, onde a Câmara Municipal é parceira na organização, a festa começa a 7 de abril com a apresentação, às 21h30, de “Políticos não se Confessam”, de Roberto Andò, um thriller espiritual sobre o poder político e a falta de humanidade.

O festival prossegue a 8 com duas sessões, com a primeira, a partir das 18h00, a exibir “Um Beijo”, um filme energético e musical, realizado por Ivan Cotroneo, sobre as difíceis etapas da adolescência e da aceitação da própria sexualidade.

Às 21h30, passa “Amigos, Amigos. Telemóveis à Parte”, de Paolo Genovese, um dos grandes sucessos em Itália no ano passado, um filme sobre as vidas paralelas que cada um de nós esconde dentro do próprio telemóvel.

No último dia em Setúbal, a 9, a Festa do Cinema Italiano apresenta, a partir das 18h00, “Florence and the Uffizi”, de Luca Viotto, que conduz o espetador num passeio cinematográfico à descoberta das maravilhas de Florença de uma forma inédita e abrangente. A narração é da responsabilidade de Simon Merrells.

A encerrar o certame, às 21h30, o público setubalense pode assistir à antestreia nacional de “Sonhos Cor-de-Rosa”, o último filme de Marco Bellocchio, um dos grandes sucessos da passada temporada cinematográfica em Itália.

Baseado no best-seller homónimo de Massimo Gramellini “Fai bei Sogni”, com Valerio Mastandrea no papel principal, é um filme sobre a superação do luto e a, por vezes inconfessável, necessidade de amor do ser humano.

As entradas em cada sessão da Festa do Cinema Italiano têm um custo de 2,5 euros, sendo que os maiores de 65 anos e jovens até aos 25 pagam dois. Existe ainda um passe de cinco euros que permite assistir a todas as sessões.

Mais informações podem ser consultadas na página oficial do evento, em www.festadocinemaitaliano.com.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign