22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
animação 03 de Janeiro de 2012
Festa em Dia de Reis

O Dia de Reis fez-se ouvir e deu-se a provar em Setúbal, no dia 6 à tarde, com várias atividades realizadas na Casa da Baía e nos Paços do Concelho.

Crianças da EB 1 n.º 7 de Fonte do Lavra cantaram as janeiras aos visitantes da Casa da Baía, numa tarde em que foi inaugurada naquele espaço uma exposição fotográfica e documental sobre as tradições gastronómicas e culturais do Dia de Reis em Portugal e Espanha.

A mostra, patente até 20 de janeiro e organizada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, contou com as participações de estudantes dos cursos de Promoção Artística e Património e de Animação e Intervenção Sociocultural, em particular de alunos espanhóis a estudar em Portugal no âmbito do programa Erasmus.

Também na Casa da Baía houve a oportunidade de degustar bolos-reis especiais, feitos exclusivamente com produtos regionais de Setúbal, como mel, queijo e moscatel.

A confeção, a cargo de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, contou com a participação, na elaboração da receita, do vencedor da IV Mostra de Sabores e Saberes, Nuno Gil.

Uma banca, instalada na rua, permitiu que quem passasse em frente da Casa da Baía pudesse experimentar tanto os bolos-reis como o moscatel de Setúbal.

Ainda durante a tarde, um grupo de cerca de 30 utentes e técnicos do Centro Socioeducativo da APPACDM de Setúbal cantou as Janeiras à presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, à entrada dos Paços do Concelho.

Este é o segundo dia de cantigas, com o grupo a percorrer vários pontos da cidade. Arnaldo Martins, técnico do Centro Socioeducativo, sublinha que a tradição, iniciada há seis anos, representa uma “boa oportunidade para que os utentes convivam diretamente com a população, sendo interessante reparar que, muitas vezes, as pessoas acabam por cantar em conjunto com o grupo”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign