22 de Julho de 2018
27º
max. 28º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
francofonia 12 de Março de 2015
Festa feita em francês

Aspetos associados à cultura dos países francófonos são desvendados em Setúbal até ao final do mês num programa que inclui gastronomia, cinema, fotografia, música, poesia e palestras.

A Festa da Francofonia, iniciativa a decorrer em várias cidades portuguesas, é assinalada em Setúbal, numa parceria da Câmara Municipal e da Alliance Française, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com iniciativas como uma exposição fotográfica sobre pão, intitulada “Le pain”, por Jean-Jacques Pardete.

A mostra, de entrada gratuita, inaugurada no dia 7, pode ser visitada até 31, de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.

O programa reserva no dia 17 um almoço gastronómico francófono, às 12h45, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com um custo de 12 euros. As reservas devem ser feitas pelo telefone 265 009 908 ou pelo endereço monica.pernes@turismodeportugal.pt.

A 20 de março, Dia da Francofonia, decorrem momentos de poesia, um concurso fotográfico “Dix-moi Dix mots” e um apontamento musical por Luís Tavares, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a partir das 15h00.

A festa continua no mesmo espaço museológico no dia 28, data em que se realiza, igualmente a partir das 15h00, uma tarde intercultural intitulada “Le pain. Connaissances et saveurs”. Esta atividade encerra o programa da Festa da Francofonia, num encontro dedicado aos saberes e sabores do pão, com palestra pelo chef António Marques, degustação e um apontamento musical por Luís Tavares.

Numa sessão integrada também no programa “Março Mulher 2015”, a Festa da Francofonia exibiu, no dia 8, no Museu do Trabalho, o filme “Françoise Héritier et les Lois Du Genre”, de Anne-France Sion, de 2009. A curta-metragem, de 48 minutos, é uma dissertação de Françoise Héritier, antropóloga, sobre a organização da relação hierárquica entre género.

No mesmo dia, falou-se de “Mãrtisor: Tradição Março Mulher na Roménia”, numa palestra apresentada por Larisa Tabarcea, da associação Fratia.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign