16 de Dezembro de 2017
12º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
francofonia 12 de Março de 2015
Festa feita em francês

Aspetos associados à cultura dos países francófonos são desvendados em Setúbal até ao final do mês num programa que inclui gastronomia, cinema, fotografia, música, poesia e palestras.

A Festa da Francofonia, iniciativa a decorrer em várias cidades portuguesas, é assinalada em Setúbal, numa parceria da Câmara Municipal e da Alliance Française, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com iniciativas como uma exposição fotográfica sobre pão, intitulada “Le pain”, por Jean-Jacques Pardete.

A mostra, de entrada gratuita, inaugurada no dia 7, pode ser visitada até 31, de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.

O programa reserva no dia 17 um almoço gastronómico francófono, às 12h45, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com um custo de 12 euros. As reservas devem ser feitas pelo telefone 265 009 908 ou pelo endereço monica.pernes@turismodeportugal.pt.

A 20 de março, Dia da Francofonia, decorrem momentos de poesia, um concurso fotográfico “Dix-moi Dix mots” e um apontamento musical por Luís Tavares, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a partir das 15h00.

A festa continua no mesmo espaço museológico no dia 28, data em que se realiza, igualmente a partir das 15h00, uma tarde intercultural intitulada “Le pain. Connaissances et saveurs”. Esta atividade encerra o programa da Festa da Francofonia, num encontro dedicado aos saberes e sabores do pão, com palestra pelo chef António Marques, degustação e um apontamento musical por Luís Tavares.

Numa sessão integrada também no programa “Março Mulher 2015”, a Festa da Francofonia exibiu, no dia 8, no Museu do Trabalho, o filme “Françoise Héritier et les Lois Du Genre”, de Anne-France Sion, de 2009. A curta-metragem, de 48 minutos, é uma dissertação de Françoise Héritier, antropóloga, sobre a organização da relação hierárquica entre género.

No mesmo dia, falou-se de “Mãrtisor: Tradição Março Mulher na Roménia”, numa palestra apresentada por Larisa Tabarcea, da associação Fratia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign