18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
certame 06 de Julho de 2015
Festas enchem Vila Nogueira de Azeitão

A música, a gastronomia regional, o artesanato e o tradicional cortejo religioso foram atrativos das Festas da Arrábida e Azeitão, certame que entre os dias 2 e 5 registou várias enchentes nas atividades realizadas no rossio de Vila Nogueira.

Mais de uma centena de expositores marcou presença ao longo dos quatro dias da 26.ª edição das festividades organizadas pela Junta de Freguesia de Azeitão e apoiadas pela Câmara Municipal de Setúbal, com milhares de pessoas a usufruir dos momentos de animação proporcionados.

“Esta edição voltou a superar todas as expectativas. As ruas de Vila Nogueira de Azeitão estiveram sempre cheias e com animação fora de horas”, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, ao afirmar que esta “é a festa mais forte” do território azeitonense.

A abertura do certame, no dia 2, com a habitual cerimónia de hastear da bandeira e desfile da banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do vice-presidente da Autarquia, André Martins.

Destaque, na noite de inauguração das festividades, para a atuação do tenor Carlos Guilherme, com acompanhamento da banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. “O tenor ficou encantado com o certame e com o carinho manifestado pelo público”, vincou Celestina Neves.

A primeira noite da 26.ª edição das Festas da Arrábida e Azeitão contou ainda com a atuação do artista setubalense Jorge Nice, num espetáculo que incluiu um pequeno apontamento com o ator Gonçalo Diniz, atualmente a destacar-se pelo papel de Joni na telenovela da SIC “Mar Salgado”, rodada, principalmente, em Setúbal.

No dia 3, a animação do recinto instalado no rossio de Vila Nogueira contou com uma exibição de danças de salão pelo Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, um espetáculo de fados com Teresinha Landeiro, Inês Pereira e Sara Margarida e ainda um baile com Nélio Marques.

A celebração de uma missa na Igreja de S. Lourenço, no dia 4, à tarde, antecedeu a partida do tradicional círio em honra de Nossa Senhora da Arrábida, num cortejo religioso acompanhado por cavaleiros, charretes e outros veículos ornamentados entre Vila Nogueira de Azeitão e o Convento da Arrábida.

“Um espetáculo lindíssimo que perpetua a tradição e um dos momentos mais aguardados das festas, com milhares de pessoas nas ruas a assistir”, enalteceu Celestina Neves, ao destacar, igualmente, o regresso do cortejo a Vila Nogueira, no dia 5, como um dos pontos altos das festividades.

O programa de dia 4, “por tradição o dia mais forte do certame”, realçou a autarca, contou com desfiles das marchas populares do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, uma atuação de Rui Drumond e um baile a cargo da Sociedade Filarmónica Providência.

“A festa é o resultado de muitos dias de trabalho, que acaba por ser reconfortante porque sentimos que as coisas correm bem e que o público e os comerciantes tiraram o melhor proveito das festividades”, afirmou Celestina Neves, para reforçar que este é um certame “praticamente autossustentável”.  

O último dia das Festas da Arrábida e Azeitão, a 5, incluiu um peddy paper organizado pelo Grupo de Escoteiros 231, um concerto de hip hop com o grupo UP12Crew, uma atuação com a Orquestra Bohemia da Sociedade Filarmónica Providência e um baile por Manuel Marques.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign