16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
Festa 08 de Agosto de 2011
Festejos animam S. Simão

Os 441 anos da freguesia de S. Simão foram assinalados entre os dias 5 e 7, em Vendas de Azeitão, com um programa festivo que incluiu atuações musicais variadas, gastronomia e artesanato da região.

A cerimónia de hastear da bandeira, dia 5, às 21h30, acompanhada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, marcou a abertura oficial do certame, cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho.

Antes, pelas 19h00, foi inaugurado o novo estaleiro da Junta de Freguesia de S. Simão. O equipamento, localizado nas antigas instalações do mercado de Vendas de Azeitão, permite melhorar as condições de trabalho dos funcionários e aumentar a operacionalidade dos serviços da Junta.

A primeira noite dos festejos contou com um concerto a cargo da Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo, e um baile com o conjunto “Os Condes”.

O artesanato, este ano com mais expositores, e as tasquinhas gastronómicas, onde não faltaram petiscos como caça, choco frito, leitão da Bairrada e caracóis, a doçaria regional, a ginginha e as caipirinhas, foram fortes atrativos do certame.

“Cada tasquinha tinha a sua especialidade gastronómica. Foi uma novidade introduzida nesta edição que resultou muito bem”, adiantou João Carpelho, destacando a “harmonia agradável entre a população, visitantes e o movimento associativo” nas Festas de S. Simão.

No dia 6, o programa contou com um colóquio sobre a história da formação e evolução da freguesia, realizado à tarde, no salão da Cooperativa de Habitação Económica Bairro dos Trabalhadores, local que também acolheu uma exposição de pintura da Universidade Sénior de Azeitão.

A música foi o prato forte da noite do segundo dia de festejos com as atuações da Escola de Música do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso e do grupo “Os Coverdose”.

Os “Lucky Duckies”, com o espetáculo “Glamour e Nostalgia”, foram o ponto alto da animação musical da noite, que continuou ainda com um baile a cargo de Júlio Duarte.

O último dia de festejos incluiu, logo pela manhã, um passeio de cicloturismo, enquanto à noite o grupo de teatro da ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal apresentou a cegada “As Aventuras do Casal Garrafão”.

O programa comemorativo dos 441 anos da criação da freguesia de S. Simão encerrou com um espetáculo de fados, em que participaram vários artistas da freguesia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign