15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
música 17 de Maio de 2013
Festival abre com histórias ao piano

A terceira edição do Festival de Música de Setúbal abriu no dia 16 com histórias infantis contadas pelo piano de Artur Pizarro, num recital que terminou com uma ovação de pé no Fórum Municipal Luísa Todi.

Com o sugestivo título “Contos de Fadas, Casas Assombradas, Princesas Encantadas – E um Elefante!”, o concerto do conceituado pianista português teve início com 12 suites da obra “Dos Contos de Andersen, Op.30”, de Sergei Bortkiewicz, nas quais foram recordadas histórias de Hans Christian Andersen, como “O Soldadinho de Chumbo” e “O Patinho Feio”.

Estas histórias infantis transformadas em música clássica marcaram o arranque do festival sadino, certame organizado pela Câmara Municipal, The Helen Hamlyn Trust e A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, a decorrer até domingo em vários locais do concelho.

O concerto da noite de dia 16, com mais de duas horas e meia de duração, focou ainda as obras “Contos ao Pé da Lareira, Op.61”, de Edward MacDowell, e “Imagens de Contos de Fadas, Op.3”, de Erich Wolfgang Korngold.

Na segunda parte do espetáculo, que culminou com dois encores e a ovação de pé da plateia durante vários minutos, Artur Pizarro apresentou ainda “A História de Babar, o Pequeno Elefante”, uma composição musical de Francis Poulenc para o conhecido conto infantil criado por Jean Brunhoff.

Numa apresentação incomum, o pianista natural de Lisboa complementou a performance instrumental ao narrar ao público, de forma intercalada com as suites de piano, a famosa história infantil do escritor francês.

O Festival de Música de Setúbal distingue-se por conjugar um cartaz de espetáculos de artistas profissionais e de renome internacional com atuações de alunos de escolas do ensino público, especial e artístico e de instituições de imigrantes.

Em várias situações, os músicos chegam a atuar em conjunto com os grupos locais, essencialmente constituídos por jovens, proporcionando momentos artísticos únicos.

Entre o elenco de nomes conceituados que participam no festival, constam ainda Grand Union Orchestra, Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro, e coro Voces Caelestes, com direção de Sérgio Fontão.

O programa completo pode ser consultado nesta página.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign