16 de Dezembro de 2017
12º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
música 09 de Maio de 2013
Festival comunica pela música

Artistas de renome internacional, como Artur Pizarro, Orquestra de Câmara Portuguesa, Voces Caelestes e Grand Union Orchestra, partilham, com músicos amadores da comunidade local, o programa do Festival de Música de Setúbal, a realizar entre os dias 16 e 19.

Subordinado ao tema central “Comunicação”, a terceira edição do certame, organizado pela Câmara Municipal, The Helen Hamlyn Trust e a A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, mantém os princípios com que foi criado, em que vários músicos profissionais, a maioria com carreiras consolidadas no plano internacional, apresentam espetáculos juntamente com grupos locais de crianças, imigrantes ou de pessoas com deficiências.

O festival abre no dia 16, quinta-feira, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com o concerto de Artur Pizarro intitulado “Contos de Fadas, Casas Assombradas, Princesas Encantadas – E um Elefante!”, com entradas a 12 euros.

O conceituado pianista português apresenta obras inspiradas em histórias infantis, interpretando “Dos contos de Andersen, Op. 30”, de Serge Bortkiewicz, “Contos ao pé da lareira, Op. 61”, de Edward MacDowell, “Contos de Fadas, Op. 3”, de Erich Wolfgang Korngold, e “A história de Babar, o pequeno elefante”, de Francis Poulenc.

O dia seguinte, 17 de maio, sexta-feira, abre às 10h30 com um dos momentos mais marcantes do festival, o desfile de percussão entre a Avenida Luísa Todi e o Parque do Bonfim, no qual participam várias centenas de crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho com instrumentos feitos a partir de materiais reciclados.

Após o desfile, o projeto dirigido por Fernando Molina culmina, às 11h30, no Parque do Bonfim, com um momento conjunto de percussão, numa iniciativa em que, tal como a parada, o público pode assistir gratuitamente.

O espetáculo “Tocando Ritmos, Trocando Canções” realiza-se no mesmo dia, mas à noite, a partir das 21h30, no Fórum Luísa Todi, protagonizado pela Grand Union Orchestra, dirigida por Tony Haynes.

O conjunto britânico, conhecido por fundir ritmos tradicionais de diferentes pontos do planeta e por reunir músicos de vários países, apresenta temas criados especificamente para o festival, alguns interpretados em conjunto com alunos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e do Conservatório Regional de Setúbal, bem como jovens do grupo BelaBatuke – Agrupamento Vertical de Escola Ordem de Sant’Iago.

Os ingressos para a atuação custam 12 euros, sendo que, trinta minutos antes do início, às 21h00, na entrada do Fórum Luísa Todi, pode-se assistir gratuitamente ao pré-concerto “Ritmos Comunicantes”, protagonizado pelos BelaBatuke e por alunos da Academia Luísa Todi.

“O Festival vai à Praça de Bocage” é o primeiro espetáculo do dia 18, sábado, em que, a partir das 11h30, a orquestra de violinos do Conservatório Regional de Setúbal, os Paganinus, atuam em plena Praça de Bocage numa performance igualmente gratuita.

Em paralelo a esta apresentação, ensembles do conservatório setubalense percorrem as ruas da Baixa comercial, proporcionando momentos musicais aos transeuntes que se encontrem no centro histórico.

A festa musical prossegue às 15h30, no Auditório de Nossa Senhora da Anunciada, com o concerto “Comunique!”, coordenado por Carlos Barreto Xavier, envolvendo a participação de coros de várias escolas do 1.º ciclo do concelho, da Orquestra do Conservatório Regional e do Coral Infantil de Setúbal. O espetáculo é de entrada.

O compositor, maestro e percussionista de música erudita Pedro Carneiro dirige, à noite, a partir das 21h30, no Fórum Luísa Todi, a Orquestra de Câmara Portuguesa, que cofundou em 2007.

No concerto, intitulado “Bomtempo & Beethoven” e com entradas a 12 euros, o conjunto apresenta obras de João Domingo Bomtempo e de Ludwig van Beethoven, compositores contemporâneos.

A orquestra interpreta a “Sinfonia n.º 2”, do autor português, e a “Sinfonia N.º 3 – Eroica”, do alemão.

O monumento renascentista Quinta da Bacalhôa recebe, no dia 19, domingo, às 11h00, vários estilos musicais.

No concerto de entrada livre atuam as batuqueiras Rinka Finka e o grupo de dança Nôs Talentu, ambos da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, que partilham o palco com oito violoncelistas da Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigidos por Ângela Carneiro.

“Suite n.º 1 – Prelúdio”, solo de violoncelo, e “Corale”, num quarteto daquele instrumento de cordas, ambos de J.S. Bach, e “Bachiana n.º 1”, em oteto de violoncelo, de H. Villa-Lobos, são as obras interpretadas pelo ensemble de música erudita.

O estabelecimento de ensino especial Externato Rumo ao Sucesso e o Conservatório Regional de Setúbal apresentam no mesmo dia, às 16h00, no Fórum Luísa Todi, o espetáculo a “A Grande Serpente Marinha”.

A atuação, inspirada no conto homónimo de Hans Christian Andersen, criado após uma visita do escritor a Setúbal em 1866, procura promover, através da música, a interação e a comunicação de pessoas com necessidades educativas especiais com outros grupos.

Os bilhetes para o espetáculo, dirigido por António Laertes, com coreografia de Aldara Bizarro e cenário a cargo da EB 2,3 de Bocage, custam cinco euros para adultos e um euro para crianças até aos 12 anos.

A terceira edição do Festival de Música de Setúbal encerra com o concerto “Rosa Immaculata – Cenas da Vida da Virgem”, protagonizado pelo coro Voces Caelestes, dirigido por Sérgio Fontão.

A atuação, com início às 18h30, na Igreja de S. Sebastião, é de entrada livre mediante reserva dos bilhetes.

O concerto aborda orações, hinos e poesia popular de inspiração mariana em 16 obras de vários compositores europeus e americanos.

O coro Voces Caelestes é um grupo vocal constituído por músicos de vasta experiência, capaz de interpretar um reportório que abrange desde a música medieval, à contemporânea.

Os bilhetes encontram-se à venda em www.bilhteiraonline.pt e na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, aberta de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign